Senado Federal debaterá PNBL nesta terça, 9

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) realiza nesta terça-feira, 9, o primeiro debate no Senado Federal sobre a proposta do governo federal de fazer um Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) para massificar a Internet no País por meio de uma rede pública de telecomunicações. A discussão foi solicitada pelo senador Renato Casagrande (PSB/ES) e subscrita por Eduardo Azeredo (PSDB/MG) e Roberto Cavalcanti (PRB/PB). "O assunto não é polêmico, pois todos são a favor do plano. Polêmica é a forma de se adotar o plano e é isso que vamos discutir na audiência", declarou Casagrande à Agência Senado.
A ideia do governo de lançar o PNBL tem gerado críticas por conta da possibilidade de revitalização da estatal Telebrás como gestora das redes públicas que viabilizarão a oferta de banda larga pela União. O uso da estatal ainda não está confirmado formalmente pelo governo, mas o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva já declarou publicamente no mês passado que tem a intenção de recuperar a Telebrás para levar banda larga à população que hoje não tem acesso ao serviço.
Para a audiência pública foram convidados o assessor especial da Presidência e coordenador dos programas de inclusão digital do governo, Cezar Alvarez; o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Franklin Martins; e o conselheiro da Anatel Jarbas Valente. Também devem participar do debate o presidente da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp), Luiz Cuza; e o presidente da Associação Brasileira de Concessionárias do STFC (Abrafix), José Fernandes Pauletti. A reunião está marcada para às 9h30.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!