Governo determina licitação total para a terceira geração

Ao participar da abertura do 1o Fórum Acel, realizado nesta quinta, 8, em Brasília, o ministro das Comunicações Hélio Costa anunciou a licitação imediata das freqüências destinadas especificamente à terceira geração dos serviços móveis, concomitantemente à licitação das freqüências que permitam a utilização da tecnologia WiMax: ?Tudo junto, sem permitir nenhum tipo de privilégio para algumas empresas", disse o ministro, que informou ainda esta ter sido uma decisão tomada em conjunto com a Casa Civil.
Observe-se que na prática há dois processos em curso: a consulta pública do edital que pretende vender as sobras da banda E em determinadas áreas do País, e as novas faixas em 1,9 GHz e 2,1 GHz criadas a partir da mudança da destinação das faixas de freqüência do SMP. Isso sem falar na licitação de 3,5 GHz e 10,5 GHz, interrompida por decisão do Tribunal de Contas da União que deseja uma revisão nos valores das outorgas (esta licitação está destinada a serviços fixos, o STFC e o SCM).

Condicionantes

Notícias relacionadas

Hélio Costa também anunciou que a partir de agora a prioridade nas licitações não será mais obter um grande valor pela outorga e sim uma melhoria na cobertura e metas de qualidade. Há consenso no governo e apoio de alguns empresários em torno da idéia de que o País precisa levar os serviços móveis a 100% da população, atingindo sobretudo os 2,6 mil municípios (que têm apenas 10% da população) que ainda não tem o serviço à sua disposição. Para que isto aconteça, diversas iniciativas deverão ser tomadas, entre elas, a licitação das novas faixas.
Na opinião de Roberto Oliveira de Lima, presidente da Vivo e que na abertura do evento falou pela Acel, a redução da carga tributária, ?que na maioria dos Estados supera os 45%, chegado a absurdos 63% em Rondônia?, é um elemento muito importante. Uma outra providência necessária para que se viabilize a universalização do celular é a regularização em nível nacional da questão das radiações não-ionizantes, uma vez que diversos municípios e até Estados em todo o País, são produzidas indevidamente normas e leis sobre o assunto. Sobre este tema, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, deputado Júlio Semeghini (PSDB/SP), anunciou a formalização deste debate na própria comissão: ?Hoje em dia, quando chegamos a um município do interior encontramos as pessoas e elas não querem mais só esgoto e casas populares. Querem telefone celular e computador conectado à Internet?, disse Semeghini. Aliás, em seu discurso, o ministro Hélio Costa também se referiu a este assunto, comentando as exigências que a população do interior tem em relação aos serviços móveis.
O Fórum Acel 2007 é o evento oficial da Associação Nacional das Operadoras Celulares, com organização da revista TELETIME.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!