OUTROS DESTAQUES
Tecnologia
Qualcomm alcança velocidade de 4,51 Gbps com seu primeiro chip 5G
quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2018 , 20h19

A quinta geração de telefonia celular (5G) começa a ganhar forma. E uma das empresas que está participando ativamente dessa transformação é a Qualcomm, que anunciou alguns meses atrás o seu primeiro chipset para smartphones 5G, o x50. Esta semana, em um evento em sua sede em San Diego, a empresa informou que conseguiu atingir um pico de velocidade de download de 4,51 Gbps em testes de laboratório usando um protótipo de aparelho 5G com o x50. Essa velocidade foi alcançada utilizando ondas milimétricas, em frequências acima de 6 GHz e com uma agregação de vários canais que somavam 800 MHz ao todo. Nas faixas abaixo de 6 GHz, a velocidade deve ficar na casa de 1 Gbps.

A empresa anunciou também que 18 operadoras ao redor do mundo escolheram o x50 para realizarem seus testes de 5G este ano. São elas: AT&T, BT, China Mobile, China Telecom, China Unicom, T-Mobile, KDDI, KT, LGU+, NTT DoCoMo, Orange, Singtel, SK Telecom, Sprint, Telstra, TIM, Verizon e Vodafone. Essas 18 operadoras somam juntas 2,5 bilhões de assinantes.

Além disso, 18 fabricantes já declararam publicamente que vão adotar o x50 em seus primeiros aparelhos 5G, que devem ser lançados ao longo de 2019. São eles: Asus, Fujitsu, HMD, HTC, Inseego, LG, NetComm, Netgear, Oppo, Sharp, Sierra Wireless, Sony, Telit, Vivo, WNC, Wingtech, Xiaomi e ZTE.

"O ecossistema está se preparando para o 5G. China Mobile, AT&T e SK Telecom prometem redes 5G para 2018. Essa movimentação em 2018 nos dá 100% de confiança de que haverá lançamentos de aparelhos 5G em 2019. É um novo ciclo começando para a nossa indústria", disse Cristiano Amon, presidente global da Qualcomm.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top