Fabricante de brinquedos é acusada de coleta de dados em brinquedos conectados

Foto: Divulgação

O departamento de comércio do governo norte-americano, a Federal Trade Commission (FTC), fechou acordo com a fabricante de brinquedos eletrônicos VTech para o pagamento de uma multa de US$ 650 mil. A companhia reconheceu que violou a lei de privacidade infantil online dos Estados Unidos (COPPA, na sigla em inglês) ao coletar informações pessoais de crianças sem aviso prévio ou consentimento de pais ou responsáveis. A FTC alegou ainda que a empresa não tomava os devidos cuidados com os dados coletados ao não oferecer criptografia, contrário ao que propagandeava. Foi o primeiro caso envolvendo brinquedos conectados à Internet na Comissão.

Os dados eram coletados por meio do aplicativo Kid Connect, utilizado em conjunto com alguns brinquedos eletrônicos da fabricante, que por sua vez era baixado na plataforma Learning Lodge Navigator. De acordo com o departamento do governo norte-americano, até novembro de 2015, cerca de 2,25 milhões de pais/responsáveis criaram contas na Leaning Lodge para cerca de 3 milhões de crianças. Isso inclui 638 mil contas na Kid Connect.

Com isso, a fabricante colheu informações de "centenas de milhares de crianças". "Com os brinquedos conectados se tornando cada vez mais populares, é mais importante do que nunca que as companhias deixem os pais saberem como os dados de seus filhos são coletados e usados e que eles (os fabricantes) tomem passos razoáveis para assegurar esses dados", disse em comunicado a chair interina do FTC, Maureen Ohlhausen. A ação, originada no tribunal de justiça de Illinois, foi realizada em colaboração com o Office of the Privacy Commissioner do Canadá, com base em provisões da Safe Web Act dos EUA, que permite o compartilhamento de informações com outros países para combater práticas comerciais ilegais.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!