Governo chinês quer acelerar 3G e insiste em TD-SCDMA

O governo chinês não está satisfeito com a velocidade de implementação do 3G no país. O vice-primeiro ministro da China, Zhang Deijang, se reuniu recentemente com representantes das três operadoras chinesas (China Mobile, China Unicom e China Telecom), além da fabricante Datang, para cobrar maior velocidade na expansão do mercado de terceira geração. O dirigente pediu também que as três operadoras contribuam mais para a pesquisa e o desenvolvimento do padrão 3G chinês, o TD-SCDMA.
Vale lembrar que apenas a China Mobile utiliza TD-SCDMA e, mesmo ela, pretende avançar logo para a próxima etapa, migrando para o TD-LTE. A China Telecom e a China Unicom usam CDMA2000 e WCDMA, respectivamente. No entender de Daijang, apesar de terem escolhido tecnologias diferentes, essas duas operadoras têm o "dever nacional" de ajudar no desenvolvimento da plataforma chinesa.
A China Mobile tinha uma meta original de alcançar 10 milhões de assinantes 3G no fim de 2009. No meio do caminho a meta precisou ser revista para 5 milhões, número que conseguiu ser alcançado. A operadora é a líder do mercado chinês.

Notícias relacionadas
A verdade é que, apesar da insistência de seu vice-primeiro ministro, o sonho do governo chinês de transformar o TD-SCDMA em uma tecnologia internacional não deu certo até agora e dificilmente dará. O melhor que conseguiu foi participar de alguns testes na France Telecom e em poucos mercados inexpressivos. A aposta chinesa para 4G, o TD-LTE, por sua vez, sim, tem chance de avançar um pouco mais além das fronteiras chinesas. A análise é do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com). As informações sobre a reunião entre Daijang e as operadoras são da agência de notícias chinesa Xinhua News.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!