OUTROS DESTAQUES
ELEIÇÕES 2018
Kassab quer CGI.br no combate a fake news nas eleições de 2018
quinta-feira, 07 de dezembro de 2017 , 19h00 | POR REDAÇÃO, COM ASSESSORIA DE IMPRENSA

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, sugeriu a criação de um setor específico dentro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) para contribuir de forma permanente com a Justiça Eleitoral no enfrentamento de questões como fake news, uso de robôs na disseminação de informações e financiamento de campanhas na rede. "Essa parceria é fundamental para que o Brasil continue sendo protagonista no uso de tecnologias na gestão pública, como no caso das urnas eletrônicas, que já são referência em todo o mundo", disse.

Kassab participou nesta quinta-feira, 7, da abertura do 1º Seminário Internet e Eleições, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral. O presidente do TSE, Gilmar Mendes, ressaltou que nas eleições de 2018 o cenário será de uso constante da Internet como "arma de manipulação do processo político" e utilização cada vez maior das chamadas fake news. "Teremos de lidar com isso e entender essa realidade. A criação de notícias falsas para prejudicar adversários políticos sempre existiu, mas, com a Internet e as redes sociais, a disseminação das informações é instantânea e em escala exponencial."

Gilmar Mendes citou o exemplo das eleições recentes nos Estados Unidos e na França em que a Internet e as redes sociais tiveram grande impacto nos resultados. Segundo ele, o Direito Eleitoral precisa tratar de questões como crowdfunding (financiamento coletivo), campanha antecipada e manifestações políticas na Internet. "Nesse novo contexto, a Justiça Eleitoral tem o papel de buscar caminhos para sempre fortalecer o processo democrático."

Para o presidente da Telebras e coordenador do CGI.Br, Maximiliano Martinhão, os embates políticos na Web serão intensificados nas eleições 2018 como nunca antes. Nesse contexto, ganha relevância a discussão de questões como liberdade de expressão, privacidade e direitos sociais. De acordo com Martinhão, a regulação do ambiente online durante o processo eleitoral é fundamental, mas complexa. "A comunicação na Internet é dependente de uma série de agentes privados, que gerenciam o conteúdo de suas redes e, não raramente, entram em confronto com o ambiente legal e regulatório dos países dos usuários."

O coordenador do CGI.Br reforçou que a Internet pode contribuir para melhorar a democracia, reduzir os gastos de campanha e ampliar o debate das propostas de candidatos.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top