TV digital: se o adiamento é inevitável, pelo menos salvem Rio Verde

Tudo indica que as empresas de telecomunicações e as emissoras de TV se sentarão à mesa, junto com o governo, para redesenhar o cronograma de desligamento TV analógica e liberação do espectro de 700 MHz para a banda larga móvel. O processo de transição que estava programado para acontecer até o final de 2018 ganhou esta semana novas cores. Os radiodifusores tornaram pública uma proposta que já vinha sendo discutida nos bastidores, de desatrelar o desligamento analógico da devolução das faixas e assim liberar o espectro de 700 MHz onde for possível imediatamente, alongando os prazos de digitalização nas cidades em que isso é absolutamente necessário. A proposta ganhou o endosso do recém nomeado ministro das Comunicações, André Figueiredo, e até mesmo a presidenta Dilma Rousseff disse que o cronograma pode ser mexido.

Os argumentos são vários: a situação econômica dos radiodifusores, a dificuldade da população de comprar novos televisores em meio à crise, o ano de Olimpíada, o ano eleitoral, o câmbio que a EAD terá que encarar para a compra dos equipamentos etc. Uma longa lista de obstáculos que só tende a aumentar.

Do lado das teles, alguns motivos para o acordo começam a fazer sentido, sobretudo se conseguirem, nessa nova pactuação com as emissoras de TV, arrancar compromissos de que será feita uma publicidade mais agressiva sobre a digitalização, com a inserção de tarjas informativas no meio da programação e, sobretudo, se conseguirem rever os critérios de 93% de domicílios aptos, se não mudando o percentual, pelo menos mudando a forma de contar esses domicílios. Tudo isso com o poder da caneta do governo endossando o acordo.

Notícias relacionadas

No meio dessa mudança na direção dos ventos, uma coisa ficou no meio do caminho: a cidade de Rio Verde. A até aqui cidade-piloto da transição está plenamente mobilizada para ser a primeira cidade a desligar o sinal analógico, já em novembro. Autoridades, comerciantes, a mídia local e toda a população se envolveram no processo, coisa que não aparece muito para quem está longe, mas é muito presente na vida da cidade, pelos testemunhos de quem está lá. Quem acompanha o dia-a-dia da transição na cidade garante que existe um clima favorável ao desligamento, um desejo até de que isso aconteça. Se Rio Verde não for desligada, seria a desmoralização completa de uma política pública, sobretudo diante daquela população. Não que a população de Rio Verde vá fazer diferença nos índices de popularidade do governo, mas a mensagem que ficará para as demais cidades seria péssima, e garantir a seriedade de qualquer cronograma, muito mais difícil. Adiar o desligamento em outros municípios onde a mobilização ainda não começou até pode fazer sentido, mas deixar de fazer a primeira cidade que estava no cronograma, onde praticamente todas as dificuldades foram contornadas, seria um tiro no pé. Essa, pelo menos, é a visão da EAD e do Gired. Resta saber se fará alguma diferença na mesa de negociações.

2 COMENTÁRIOS

  1. O Dhanny se tá chorando por estas duas emissoras molengas? Desliga esse sinal analógico já, para ver se essas duas moleironas não correm.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!