Correios querem oferecer telefonia móvel em localidades remotas, diz Telebras

O presidente da Telebras, Jarbas Valente, informou que os Correios procuraram a empresa estatal em busca de uma parceria com a intenção de participar do programa Internet Para Todos, oferecendo serviço de telefonia móvel nas localidades remotas.  Valente participou nesta terça-feira, 7, da audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados que debateu  a expansão da banda larga por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC). O presidente da Telebras, contudo, não esclareceu como seria feito o acordo entre os Correios e a Telebras, já que nenhuma das empresas é uma operadora móvel nem tem frequências para isso.

O serviço dos Correios é hoje viabilizado pela Surf Telecom, que é uma MVNO (rede de telefonia móvel virtual), e que opera, portanto, sobre a rede de outras operadoras. A Surf tem um pequeno lote de frequências de 2,5 GHz na cidade de São Paulo, onde planejava ter uma rede própria, mas hoje não tem infraestrutura em localidades remotas. O Internet para Todos é prestado sob as regras do Gesac, o que impõe à prestadora a obrigação de só atender onde não existe outro serviço sendo prestado, em troca de isenção de ICMS. Não haveria, portanto, como prestar o Internet para Todos onde houvesse alguma rede móvel, a não ser que a Surf Telecom ou a Telebras investissem em uma rede móvel nestas localidades. E neste caso, em tese, a  isenção do Gesac não poderia ser aplicada.

Mas o diretor  de banda larga do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Américo Bernardes, que também participou da audiência pública na Câmara, afirmou que o serviço móvel, a exemplo da oferta de banda larga satelital, também poderia ser prestado sem a incidência do ICMS, sem detalhar como.

Notícias relacionadas

A decisão do TCU, tomada no dia 25 de julho, atendeu a um pedido do SindiTelbrasil sindicato que representa as operadoras e suspendeu o a contratação da Telebras pelo MCTIC para atender a um conjunto de pontos do Gesac. No acórdão, o Tribunal já manifestou que identificou a ausência de pré-requisito legal que autorize a prestação dos serviços para usuário final, não governamental, na modalidade do programa Internet para Todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!