Terceira geração pode universalizar acesso à internet

A terceira geração da telefonia celular, na opinião do presidente da Claro, João Cox, é a tecnologia que vai universalizar a banda larga para toda a população. ?A 3G vai chegar um pouco cara, mas será um movimento fundamental para levar banda larga para todas as pessoas?, disse ele durante o II Seminário Fiesp/Ciesp, que aconteceu nesta terça-feira, 7, em São Paulo. Nas contas de Cox, ao final do ano o mundo terá cerca de 3 bilhões de aparelhos celulares, dos quais 10% serão de terceira geração. ?A convergência se dará com a telefonia celular. Não creio que na história da humanidade alguma outra tecnologia mudou tanto o hábito das pessoas?, afirma.
Para Paulo Roberto da Costa Lima, diretor de assuntos regulatórios da TIM, ?a terceira geração vai dar condições das teles móveis competirem com a plataforma fixa de banda larga. ?No mundo, o controle da oferta de banda larga está na operadora fixa. A desagregação de redes também propiciaria uma maior oferta do serviço?, diz ele. O executivo cita o novo serviço da operadora, o TIM Web, como uma alternativa para acesso a e-mail e navegação na internet com velocidade ?razoável?, enquanto não chegam as redes de 3G. ?A pessoa acessa a internet sem ter que passar por um provedor de acesso, e com plena mobilidade?. O serviço utiliza a rede GPRS/Edge da operadora.
Segundo Antônio Carlos Valente, presidente da Telefônica, no Estado de São Paulo (onde a empresa tem concessão) cerca de 350 dos 622 municípios contam com o serviço ADSL. Isso dá uma cobertura de 92% da população do Estado. ?Temos que unir esforços para atingir esse grande objetivo nacional, inclusive utilizando 3G?, afirma.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!