Para procuradora, operação TVA/Telefônica tem sinal verde concorrencial

Uma colocação da procuradora da Anatel, Ana Luiz Valadares, durante o Congresso ABTA 2007, que acontece esta semana em São Paulo, provocou polêmica entre os operadores de TV por assinatura. Segundo a procuradora, a tendência é que a Anatel não recomende ao Cade que vete o ato de concentração entre TVA e Telefônica. Este é o próximo passo da operação entre as duas empresas, operação esta que foi aprovada na Anatel com algumas restrições na semana passada. "Restrições que eu considero, inclusive, desnecessárias", diz a procuradora. "O Cade, de certa forma, já deu o sinal verde para o ato de concentração ", disse, referindo-se à cautelar interposta pela ABTA e que pedia para que o Cade impedisse a TVA e a Telefônica de adotarem estratégias comerciais comuns. Na ocasião, os conselheiros do Cade consideraram que havia indícios de concentração na operação, mas não acharam necessário impedir a parceria liminarmente.
Para a procuradora da Anatel, a posição do Cade de não impedir por cautelar na operação entre TVA e Telefônica guarda semelhanças com a decisão que liberou a entrada da Embratel no capital da Net Serviços. "Assim como aprovou a anuência prévia, a Anatel deve seguir seu trabalho para aprovar o ato de concentração", disse a procuradora. Vale lembrar, é claro, que a decisão final da Anatel pertence a um colegiado, e dois dos conselheiros da agência (Plínio de Aguiar Júnior e Pedro Jaime Ziller) têm se posicionados, até aqui, contrários à entrada da Telefônica no capital da TVA.
Ana Luiza Valadares também defendeu a posição da agência ao impedir a compra da WayTV pela Telemar. "A regra precisa ser cumprida, mesmo que seja uma regra ruim, e no contrato de concessão da Telemar está claro que ela não pode controlar uma operação de cabo". Para a procuradora, a Anatel até poderia ter sido mais flexível quando fez a análise da anuência prévia para a compra da WayTV, "mas o momento é complexo e o conselho preferiu interpretar preventivamente a regra colocada no contrato".

Notícias relacionadas
A procuradora da Anatel participou da ABTA 2007, que acontece esta semana em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!