Bedran, da Anatel, defende licença única de prestação de serviços

O recém-empossado conselheiro da Anatel, Antônio Bedran acredita que entre três e cinco anos o Brasil terá um marco regulatório ajustado à convergência tecnológica. Entre os ajustes que serão feitos, o principal deles para o conselheiro Bedran é a implantação da chamada licença única, ?que deixa o prestador decidir que tipo de serviço ele vai prestar na sua plataforma tecnológica?.
Segundo ele, a União Européia deu o exemplo ao instituir a licença única, que lá é chamada de autorização geral. ?O Brasil caminha para essa solução, mas tem um quadro de legislação complicado, com muitas leis. Temos a LGT, a Lei do Cabo etc?. Embora reconheça o excesso de regulamentação, Bedran afirma que a LGT não deverá ser revogada. ?A LGT possui pilares, princípios. Ela certamente vai sofrer ajustes para permitir o triple play e a revolução tecnológica?, afirma.
O conselheiro participou do II Seminário Fiesp/Ciesp de Telecomunicações, nesta terça-feira, 7, em São Paulo. Durante o debate, o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, lembrou que os serviços convergentes ?muito provavelmente serão prestados em regime privado?. O que, na opinião do secretário, torna inevitável uma mudança na legislação do Fust, de modo a permitir que os recursos do fundo sejam utilizados para este tipo de serviço. ?Fizemos um trabalho (para modificar a regulamentação do Fust) que acabou redundando no projeto de lei do senador Aloizio Mercadante, que já está sendo apreciado pela Câmara dos Deputados?, diz ele. Pinto Martins tem a mesma opinião do conselheiro Bedran a respeito da alteração ou não da LGT. ?A LGT precisa ser alterada? Nós acreditamos que não, porque ela estabelece conceitos?, diz ele.

Notícias relacionadas

Empresa nacional

O secretário afirmou que não está nos planos do governo tornar a empresa resultado da fusão BrT/Oi ? caso ela venha mesmo a acontecer ? uma empresa pública. Não é, segundo ele, uma re-estatização das empresas. ?Ambas as empresas hoje têm capital público, o que não significa que elas sejam do Estado?, afirma. O sócio-diretor da consultoria McKinsey, Jorge Sergie, que também participou do debate, não se mostrou convencido de que a uma grande empresa nacional é uma boa idéia: ?Quais são os benefícios que a sociedade brasileira, os consumidores brasileiros poderiam ter com essa consolidação??

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!