Vivo lança aparelho EV-DO com capacidade de até 2,4 Mbps

A Vivo anunciou nesta quinta-feira, 7, o lançamento de seu primeiro aparelho EV-DO, o Evolution A895, da Samsung, para o consumidor final. A tecnologia que suporta os serviços é o EV-DO da Qualcomm, com velocidade de transmissão de dados média de 800 Kbps e que pode chegar a até 2,4 Mbps. A atual rede da Vivo, com a plataforma 1xRTT, conhecida como de 2,5G, permite taxas de até 144 kbps. O EV-DO tem uma velocidade superior às redes UMTS européias, de 3G, cujas taxas máximas de transmissão de dados vão até 2 Mbps, com velocidades médias de 220 kbps a 320 kbps. Também ultrapassa o sistema evolutivo do GSM, o Edge, com taxa de transmissão de até 384 kbps (e taxas reais entre 60 Kbps e 100 Kbps).
Para as operadoras GSM no Brasil (Claro, TIM, Oi, BrT GSM, Telemig Celular, CTBC e Sercomtel), uma das evoluções possíveis do Edge seria o HSDPA (High Speed Downlink Packet Access), conhecido como super UMTS, que é capaz de transmitir dados a 10 Mbps. Esse padrão, inclusive, está em testes pela TIM da Itália e também pela Telefónica Móviles na Espanha.

Rede

Notícias relacionadas

A Vivo lançou a rede EV-DO em setembro do ano passado como teste e começou a operá-la comercialmente em março deste ano. Foram ativadas mais estações radiobase EV-DO nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo e, agora, também em Curitiba, com infra-estruturas da Lucent, Motorola e Nortel.
Até o final do ano, a Vivo pretende estender a rede EV-DO para as principais áreas metropolitanas do Brasil onde está presente.
A estimativa da operadora é atingir 300 mil usuários até o final deste ano e cerca de 30% da base até o final do ano que vem (cerca de 8,4 milhões) até o final de 2005. Segundo o vice-presidente executivo de marketing e inovação da Vivo, Luis Avelar, estima-se que o Arpu (receita média por assinante) dos serviços baseados em EV-DO deve crescer cerca de 50% em relação aos serviços convencionais. A referência, diz Avelar, é a interface Vivo ao Vivo que, quando lançada, aumentou o Arpu em 50%. ?A cobertura EV-DO deve ser feita de forma cirúrgica, em locais onde achamos que temos mercado?, afirma Avelar.
O celular da Samsung é fabricado em Campinas (SP), segundo o vice-presidente executivo da empresa, José Roberto Campos, e, de início, já estão disponíveis 40 mil aparelhos para comercialização. O handset tem câmera de 1,3 megapixels e 40 Mb de memória. Até o final do ano, mais cinco aparelhos EV-DO devem ser lançados. Além da própria Samsung, os fabricantes são a Motorola, a LG e a Pantech. O EV-DO tem cerca de 14,4 milhões de assinantes em todo o mundo, 17 operadoras e 87 modelos de aparelhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!