OUTROS DESTAQUES
Radiodifusão
Dilma dá sinal verde para migração da rádio AM para faixa FM e flexiblização do switch-off
sexta-feira, 07 de junho de 2013 , 18h01 | POR HELTON POSSETI

A reunião que o ministro Paulo Bernardo teve na última quinta, 6, com a presidenta Dilma Rousseff definiu assuntos de suma importância para a radiodifusão. Em primeiro lugar, a presidenta bateu o martelo sobre a flexibilização do cronograma de desligamento da TV analógica. Segundo apurou este noticiário, o decreto com a alteração da data limite de 2016, prevista no Decreto 5.820/2006 que implantou o Sistema Brasileiro de TV Digital, sairá nos próximos dias.

O switch-off, em vez de ficar todo concentrado em 2016, terá início em 2015 nas cidades maiores – onde a faixa não pode ser licitada para a banda larga móvel sem o fim do sinal analógico – e será concluído em todo o Brasil apenas em 2018. O cronograma detalhado, contudo, será definido em portaria pelo Minicom. Como já havia anunciado o ministro, o novo decreto também vai isentar as emissoras que ainda não digitalizaram suas transmissão de realizar a transmissão simultânea do sinal analógico e digital (simulcast).

O outro assunto que já teve sinal verde da presidenta foi a migração das rádios AM para a faixa FM, pleito defendido pelas associações que representam os radiodifusores, em especial a Abratel que reúne principalmente as filiadas e afiliadas à Record.

A migração acontecerá independente do processo de digitalização, como defendia a associação. Segundo a Abratel, mais de 1.700 rádios AM, que funcionam em todo o território nacional, serão beneficiadas com a decisão.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top