Telesat, Gilat e Newtec realizam demonstração 5G com satélite de órbita baixa

[Atualizada em 8/5] Utilizando equipamentos da Gilat e da Newtec, a operadora satelital Telesat anunciou nesta terça-feira, 7, a primeira demonstração de conectividade 5G realizada a partir de satélites de órbita baixa (LEO). Conduzido ao lado de uma operadora europeia no mês passado a partir da Universidade de Surrey (Reino Unido), o teste se valeu do satélite Phase 1 da Telesat e de modems de alto throughput da Gilat e da Newtec.

Na ocasião, foram realizados videochats, navegação na web e streaming simultâneo de conteúdo em até 8K. A equipe do projeto também transferiu vídeo 4K para a borda (edge) da rede 5G da operadora móvel que participou do processo. Para o diretor de tecnologia da Telesat, Michel Forest, a demonstração comprovou que o sistema LEO da empresa é capaz de entregar baixíssima latência e alto bitrate necessários na tecnologia de quinta geração.

"O teste em tempo real foi obtido usando a tecnologia celular 5G, que oferece muitos benefícios, mas que exige uma solução de backhaul avançada que pode estendê-los de maneira rápida e econômica aos assinantes, além das principais cidades", completou a Gilat, destacando a área onde a empresa atua. A parceria estratégica entre a Gilat e a Telesat para desenvolvimento de modems para conectividade em sistemas LEO foi firmada em julho de 2018. A Newtec também realizou uma série de demonstrações ao lado da operadora satelital desde o ano passado.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!