Senacon investiga se ferramenta digital da Oi viola privacidade de usuário

Foto: Pixabay

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai investigar a Oi por utilização de uma ferramenta digital capaz de mapear a navegação na Internet de usuários. O objetivo é apurar se a solução poderia propiciar a coleta de dados do cliente. Segundo informações da Senacon, a prestadora vem utilizando a ferramenta em conjunto com a empresa Barefruit.

De acordo com o Departamento de Defesa do Consumidor DPDC da Senacon, existem indícios de violação à privacidade dos consumidores por suposto direcionamento de erro do servidor DNS (Domain Name System) não para uma página comum de erro, mas para o endereço eletrônico "dnserros.oi.com.br". Esse direcionamento poderia propiciar à empresa a coleta de dados de navegação do usuário.

Com a conduta, conforme o processo, a Oi poderia estar violando direitos básicos do consumidor, no que diz respeito ao reconhecimento de sua vulnerabilidade; à falta de boa-fé; ao equilíbrio da relação entre consumidores e fornecedores; ao direito à privacidade; à vedação de métodos comerciais coercitivos ou desleais; e ao direito à informação, além de feriar a proteção às informações mantidas por fornecedores em bancos de dados de consumidores. A operadora é acusada ainda de publicidade enganosa.

Notícias relacionadas

Após a instauração do processo, a Oi será intimada para apresentar Defesa Administrativa. Se condenada, a empresa poderá ser multada em até R$ 9,7 milhões, caso os indícios de prática abusiva sejam confirmados.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!