Uso de mobilidade no mundo corporativo dobra em dois anos; segurança preocupa

A quantidade de dispositivos móveis conectados às redes corporativas dobrou entre 2009 e 2011, revela estudo divulgado pela Check Point, empresa de segurança na Internet. De acordo com o levantamento, aproximadamente a metade desses dispositivos armazena dados sigilosos das corporações e 71% das empresas acreditam que a adoção de dispositivos móveis impulsionou o número de incidentes de segurança.

Notícias relacionadas
A maior preocupação destas empresas é com relação à perda ou a quebra de sigilo de informações consideradas sensíveis, quando elas estão armazenadas em dispositivos de funcionários, inclusive e-mails corporativos. Esta foi a resposta de 79% dos entrevistados que veem a adoção da mobilidade como um impulsionador dos problemas com segurança. A perda de dados de clientes é citada por 47% dos respondentes, enquanto 38% se dizem preocupados também com a quebra do sigilo das informações de login de rede.

A pesquisa da Check Point concluiu que aproximadamente 94% das empresas entrevistadas registraram um aumento do número de dispositivos móveis pessoais conectados à rede corporativa, com 78% dos participantes observando 100% de crescimento nos últimos dois anos.

Os sistemas operacionais mais utilizados no mundo corporativo, segundo o estudo, são o iOS da Apple (30%) e o BlackBerry da RIM (29%), seguidos pelo Android (21%). Para 43% das empresas entrevistadas, os dispositivos Android representam o maior risco à segurança móvel.

Outra conclusão é com relação ao comportamento do funcionário ao usar os equipamentos de mobilidade: “a maioria das empresas acredita que o maior impacto sobre a segurança de dados móveis é a falta de consciência em relação à segurança entre os funcionários”.

O estudo "O Impacto dos Dispositivos Móveis para a Segurança da Informação", entrevistou mais de 750 profissionais de TI e segurança nos EUA, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Japão. A amostra representa empresas de todos os tamanhos e de várias indústrias, incluindo os setores financeiro, industrial, de defesa, varejo, saúde e educação. O relatório completo está disponível no site da Check Point.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!