Comissão do Senado aprova uso do Fust para redes públicas de telecom

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, nesta terça-feira, 6, Projeto de Lei que obriga o governo a usar apenas redes de telecomunicações públicas para a transmissão de dados dos serviços de interesse público. Para isso, prevê uso do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e financiamento específico do BNDES para a construção da infraestrutura.

Emenda do relator, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), permite o uso temporário de redes privadas onde não houver infraestrutura pública. Para o autor do projeto, senador Ivo Cassol (PP-RO), além de incentivar a ampliação das redes, a proposta visa conferir maior segurança às comunicações de dados governamentais, "evitando interceptações de dados que podem comprometer tanto interesses estratégicos dos entes federados como informações sigilosas da população", sustenta.

O projeto prevê a dispensa de licitação para a contratação de órgãos ou entidades da administração pública, incluindo empresas públicas e sociedades de economia mista e suas subsidiárias, para atendimento ao disposto no projeto.

Notícias relacionadas

A matéria ainda passará pelas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Ciência e Tecnologia (CCT), onde tem caráter terminativo. Caso aprovada, a proposta seguirá para apreciação da Câmara dos Deputados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!