Lei que cria o Super Cade é finalmente aprovada no Congresso

A Câmara votou finalmente na noite desta quarta, 5, o PL 3.937/2004, conhecido como Nova Lei do Cade. Trata-se de uma lei proposta pelo Executivo que reestrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência e transforma o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em uma autarquia com muito mais poderes do que hoje.

Notícias relacionadas
Na verdade, a votação se deu para ratificar (ou rejeitar) as emendas ao projeto feitas no Senado, e nesse sentido o saldo foi desastroso para a Anatel. A agência havia conseguido, no Senado, manter os seus poderes em relação à tramitação de atos de concentração no setor de telecomunicações, mas essas mudanças no Senado foram derrubadas na Câmara. Com isso, a Anatel terá que instruir o Cade dentro dos prazos previstos em lei, e sempre considerando que a concentração econômica tem que ser analisada previamente à operação.

A Câmara ainda reverteu uma emenda do Senado que derrubava a mudança de papel da Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda prevista no projeto. Com isso, a SEAE poderá opinar sobre mudanças em regras propostas pelas agências reguladoras e sobre pedidos de revisão tarifária.

A nova lei entrará em vigência 180 dias depois de publicada. No primeiro ano da entrada em vigor da futura lei, as empresas que pedirem a análise de concentração econômica poderão solicitar a imediata concretização do negócio quando apresentarem o ato ao Cade. Esse prazo de um ano poderá ser prorrogado enquanto o Cade não contar com pessoal suficiente para evitar atrasos prejudiciais à concretização dos negócios.

Segundo o projeto, a análise prévia do Cade ocorrerá somente quando pelo menos um dos grupos envolvidos nessas operações houver obtido, no ano anterior, faturamento bruto anual de R$ 400 milhões ou mais, e quando o outro grupo envolvido tiver faturamento igual ou superior a R$ 30 milhões. Essas condições são cumulativas e o Cade terá até 240 dias para emitir parecer sobre consulta de concentração econômica. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!