Vivo terá de comparar custos para entrar no mercado mineiro

A Vivo vai querer um greenfield em Minas, ou só infra-estrutura para roaming? Se quiser ter operação no mercado mineiro, terá que comparar custos. A observação é de Jacqueline Lison, da Fator Doria Atherino, ao comentar o interesse da operadora na faixa de 1,9 GHz, que não será mais exclusiva para WLL. A Anatel anunciou a intenção de oferecer a faixa em leilão, a partir de janeiro de 2006, às operadoras de telefonia móvel. Mas a analista pondera que não é tão simples esta alternativa para a Vivo conquistar os mineiros.
Se por um lado o custo seria alto para comprar a Telemig Celular – que continua investindo na rede GSM, desinteressante para a Vivo, que é CDMA -, por outro, não seria tão barato para a Vivo entrar diretamente com uma nova operação na região, onde já atuam, além da Telemig, a Oi e a TIM, enquanto a Claro está para iniciar sua operação, para não citar a CTBC, em parte do Estado. Como quinta operadora, a Vivo não teria facilidades. Aliás, todas teriam que lutar por rentabilidade, devido à concentração de competidores. A Telemig tem um bom nível de clientes. A Vivo, segundo Jacqueline, correria o risco de ficar com o que sobrar do mercado – clientes da classe C para baixo.
A Telemig é um alvo interessante também para a Claro, que poderia somar essas duas bases de clientes para ultrapassar a TIM no segundo lugar do ranking. Mas com a crise de acionistas no controle da empresa mineira, o prosseguimento na implantação da rede GSM e postergação de uma decisão de venda, a Telemig poderá se tornar um ativo não tão interessante para aquisição. Um sinal do que poderia acontecer foi a reação do mercado financeiro à confirmação da Vivo de que planeja participar de um possível leilão na faixa de 1,9 GHz, lembra Jacqueline: as ações da TCO – que é o veículo de compra no grupo Portugal Telecom, controlador da Vivo, ao lado da Telefônica – subiram, enquanto as da Telemig caíram.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!