OUTROS DESTAQUES
SGDC
Primeiras antenas do Internet para Todos são instaladas em Roraima
sexta-feira, 06 de abril de 2018 , 16h59 | POR REDAÇÃO

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, informou nesta sexta-feira, 6, que as primeiras antenas do programa Internet Para Todos foram instaladas nesta semana em Pacaraima (RR) para levar banda larga para 28 escolas da cidade. A instalação das antenas em larga escala – cerca de 200 por dia – começa em junho. Não foi informado se os equipamentos são já no modelo de implantação desenhado com a Viasat, já que a Telebras está impedida, por ordem judicial, de dar andamento ao projeto com a operadora norte-americana.

O ministro destacou que serão 80 mil antenas instaladas somente neste ano, e que cada unidade inaugurada "beneficia aproximadamente mil famílias que não têm conectividade". Kassab alegou que o Internet para Todos "é hoje o maior programa de inclusão digital do país, beneficiando 53 milhões de brasileiros".

O programa é uma iniciativa do MCTIC para levar acesso à banda larga a localidades sem conectividade de todo o País. Os municípios que aderiram ao programa indicam as localidades onde serão instaladas antenas para distribuição do sinal de Internet. A conexão será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos.

O detalhamento do número de estações VSAT e do número de pessoas atendidas por estação, contudo, certamente não está precisa: se cada antena beneficiará mil famílias, serão 80 milhões de famílias beneficiadas. Considerando cada família com uma média de três pessoas, o Banda Larga para Todos atingiria mais do que a população brasileira, e o próprio ministério informa que serão beneficiadas 53 milhões de pessoas. Além disso, o serviço só estará disponível nas localidades onde não houver serviços de banda larga, conforme a regulamentação do Gesac.

 

COMENTÁRIOS

1 Comentário

  1. Edimarques almeida passos disse:

    Quem vai instalar e dar assistência as cara do internet para todos

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME. Mais informações pelo email eventos@teletime.com.br

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
EVENTOS

O mercado de TV por assinatura mudou. Operadores, programadores e canais se adaptam a um novo tempo em que a não-linearidade, a distribuição multiplataforma e novas formas de engajamento e interação entre telespectadores e conteúdos passa a ser a regra. Neste evento, uma reflexão sobre o presente e o futuro da indústria no Brasil, seus principais desafios, os caminhos que estão surgindo, as principais inovações e as tendências globais mais relevantes. Um evento organizado com a expertise e a curadoria editorial das publicações TELA VIVA, PAY-TV e TELETIME.

30 de julho a 31 de julho
WTC Events Center – São Paulo, SP, SP, Brasil
Top