Eutelsat prepara satélite VHTS para mercado europeu

A operadora satelital Eutelsat encomendou à Thales Alenia Space a construção de um satélite de "muito alto throughput" (VHTS) para levar serviços de conectividade de bordo e banda larga na Europa. Batizado de Konnect VHTS, o artefato entrará em operação em 2021 com sua capacidade de banda Ka de 500 Gbps e peso de 6,3 toneladas. Segundo a empresa nesta sexta-feira, 6, o satélite contará com um processador digital on-board que oferecerá flexibilidade de alocação de capacidade, uso de espectro otimizado e implantação progressiva de rede terrestre.

O Konnect VHTS será lançado com compromissos de distribuição plurianual com a Thales e com a operadora francesa Orange, com quem a Eutelsat estabeleceu parceria de varejo para tratar de mercado de banda larga fixa na Europa. Já o contrato com a Thales visará atender a serviços de conectividade de governo.

O satélite vai substituir o projeto de um investimento conjunto com a Viasat para a Europa, África e Oriente Médio, o Viasat 3. A Eutelsat diz ainda que o lançamento está de acordo com objetivo de investimento de média anual de 420 milhões de euros.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!