Hispasat 30W-6 é lançado com sucesso nos Estados Unidos

O satélite Hispasat 30W-6 foi lançado com sucesso na madrugada desta terça-feira, 6, segundo informou a operadora espanhola de satélites. O artefato decolou a bordo do foguete Falcon 9, da SpaceX, a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos. Pouco mais de meia hora após a decolagem, ocorreu a separação do H30W-6 e, em seguida, a abertura dos painéis solares. O satélite iniciou manobras para se posicionar na órbita geoestacionária onde realizará a fase de testes pelas próximas semanas. Uma vez concluída essa etapa, o H30W-6 será encaminhado para sua posição orbital definitiva, a 30º Oeste.

Em comunicado, o CEO da Hispasat, Carlos Espinós, destacou a necessidade de atender a demanda com a capacidade melhorada do satélite. "Com o Hispasat 30W-6, ampliamos capacidade e serviços e culminamos na atual fase do plano de crescimento da companhia".

Com vida útil de 15 anos, o H30W-6 substituirá e ampliará a capacidade do 30W-4. Ele tem 40 transponders em banda Ku, até seis feixes em banda Ka e dez transponders em banda C. O artefato cobrirá o continente americano, além do Mediterrâneo, Europa, Espanha e noroeste da África. O satélite, construído pela Space Systems Loral, embarca ainda um demonstrador de receptor em banda Ka baseado em tecnologia fotônica com módulos projetados pela DAS Photonics e Tryo Aerospace e que prometem reduzir massa e volume, melhorando o rendimento da carga útil.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!