OUTROS DESTAQUES
Nova Oi
Justiça rejeita pedido da Pharol de reconsiderar homologação do plano de RJ da Oi
terça-feira, 06 de Fevereiro de 2018 , 10h03

[Atualizada às 15h10] Em mais um capítulo da disputa com a maior acionista, a Pharol (antiga Portugal Telecom), a Oi informou ao mercado na manhã desta terça-feira, 6, que "tomou conhecimento" de decisão da Justiça que manteve decisão anterior pela não realização da assembleia geral extraordinária marcada para a quarta-feira, 7. A companhia afirma que o Juízo da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro decidiu ainda no dia 25 de janeiro, por meio de despacho, rejeitar o pedido da Bratel (subsidiária da Pharol) de reconsideração parcial da decisão que homologou o plano de recuperação judicial, mantendo integralmente a decisão anterior. E que isso também se refere à não realização da AGE.

O juiz Ricardo Lafayette Campos explica no despacho que a Bratel se insurgiu contra a homologação do plano de RJ com a justificativa de não ter sido resguardado o direito de milhares de acionistas e ponderando que a diretoria se sobrepõe às prerrogativas da assembleia geral de acionistas e do conselho de administração, violando diretrizes da Lei de S/A. Porém, segundo Campos, "alguns credores vieram aos autos espontaneamente" para defender o plano, "ressaltando que os acionistas minoritários visam unicamente seus interesses, atitude que compromete o sucesso da empreitada recuperacional".

No entendimento do magistrado, o plano foi aprovado pela maioria absoluta dos credores, e a decisão que o homologou está "devidamente fundamentada" pelo Juízo, reafirmando que isso confere ao presidente do Grupo Oi, Eurico Teles, a prerrogativa e a responsabilidade de negociar com credores um plano que atendesse aos interesses coletivos. Assim, manteve a decisão anterior "agravada por seus próprios fundamentos" – tanto pela homologação do plano quanto pela não realização da AGE.

De acordo com comunicado emitido na segunda-feira, 5, e uma nova ratificação nesta terça-feira, 6, a Pharol insiste na convocação da assembleia geral extraordinária para a quarta-feira, 7. No novo comunicado, a empresa reitera que, "ao contrário do que afirmado no Comunicado aos Acionistas realizado pela Oi nesta data, não há decisão judicial que determine o cancelamento da referida Assembleia Geral Extraordinária que terá na sua ordem de trabalhos outros temas além dos relacionados com o Plano de Recuperação Judicial da Oi apresentado pela Diretoria Estatutária".

A Pharol ressalta que a decisão mencionada no comunicado foi proferida em 25 de janeiro, e que, por isso,"não existe qualquer alteração fática quanto à possibilidade de realização da Assembleia Geral Extraordinária de 7 de fevereiro de 2018, que já foi objeto de ratificação pela Bratel S.À.R.L hoje". Assim, diz que o comunicado da Oi traz "informações equivocadas" e que isso "deverá ser objeto de apuração de responsabilidade em todas as esferas".

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top