Oi e Nokia fecham parceria estratégica para redes de fibra e banda larga móvel

Eurico Teles e Rajeev Suri

A Oi e a Nokia anunciaram o que estão chamando de uma "parceria tecnológica de longo prazo" que decorre do acordo de recuperação judicial da Oi e tem foco na expansão da rede de fibras da Oi e na cobertura de redes de dados móveis. A parceria, não-exclusiva (a Oi está negociando com outros fornecedores de equipamentos "para sustentar a transformação de toda a rede de banda larga fixa e móvel da Oi", e já havia anunciado acordo semelhante com a Huawei em julho), deve possibilitar a expansão da rede de transporte, bem como da cobertura de fibra ótica residencial e banda larga móvel. A ideia é implantar cada vez mais o conceito de rede definida por software (SDN) para não apenas melhorar a capacidade da infraestrutura, mas também prepará-la para futuras tecnologias como Internet das Coisas e 5G. Segundo a Oi, "além de dar sustentação ao projeto estruturante, a negociação com os fornecedores poderá contribuir para maior eficiência operacional a partir da consolidação de fornecedores por tecnologia e/ou por região na área de atuação da Oi".

"Com mais essa parceria tecnológica de longo prazo, nós esperamos consolidar nossa rede de fornecedores e nos beneficiar de maior eficiência operacional conforme prosseguimos com nosso processo de reestruturação. O intuito é trazer o que há de mais avançado em conectividade para nossos clientes, proporcionando a eles uma experiência cada vez melhor com nossos serviços", afirma Eurico Teles. "Com nosso portfólio, que vai de ponta a ponta em tecnologia e serviços, conseguimos oferecer, a operadoras como a Oi, novos recursos em serviços fixos e móveis, no caminho para o 5G", afirmou Osvaldo Di Campli, presidente de Nokia para América Latina, em comunicado.

Trata-se de um dos maiores acordos para a Nokia não apenas no Brasil, mas também na América Latina. O contrato encobre o período de cinco anos, mas o projeto pode ser entregue antes. "Já começamos a entregar os equipamentos agora, e o objetivo é não somente fornecer serviços para a Oi, mas promover a cooperação tecnológica", disse a este noticiário o Chief Solutions Officer da Nokia para América Latina, Wilson Cardoso, após participação no evento Mobile 360 – Latin America, promovido pela GSMA em Buenos Aires. O executivo afirma que não comenta o market share, mas diz que o acordo coloca a fornecedora em uma "posição muito favorável no Brasil, consolidando a nossa posição".

Notícias relacionadas

Na parte móvel, as empresas deverão buscar a evolução da rede de 4G para 4,5G e 4,9G, deixando todo o equipamento pronto para a chegada de 5G, por meio de atualização de software e colocação das cabeças de radiofrequência. Por sua vez, na parte fixa, o acordo prepara a rede para a evolução na capacidade de 10 GB e 25 GB. "Na parte da rede IP e ótica, já estamos preparando para capacidades futuras que podem vir tanto do crescimento da rede fixa quanto da celular", declara Cardoso. Por conta desse foco, a parceria não deverá lidar com a rede legada da Oi.

Uma parte importante para a chegada da 5G é a preparação da camada de transporte com o mínimo de latência possível. Para tanto, a Nokia implantará tecnologia de redes definidas por software (SDN) "ao máximo possível", conforme explica o CSO da fornecedora. "A gente elimina camadas, utilizando o transporte ótico ao máximo, tirando o tráfego das camadas IP e de acesso da rede", explica Cardoso. A solução utilizada será a Network Service Platform, que analisa os tipos de tráfego e cria uma camada ótica. "Sem tem demanda de tráfego grande entre Fortaleza e Rio de Janeiro, antes os pacotes passariam por Belo Horizonte ou Salvador. Agora, ele abre um canal ótico direto através da rede das capitais cearense e fluminense, e isso dá um ganho no tempo de latência enorme", declara.

Da mesma forma, a solução otimiza ao direcionar o tráfego para PTTs utilizando algoritmos e inteligência artificial. "A cada dia, os algoritmos vão aprendendo e melhorando a rede, inclusive em termos de falhas: eles vão observando e corrigindo em tempo real", afirma Wilson Cardoso.

Na fibra ótica residencial, a Oi espera chegar a 10 milhões de residências passadas com fibra (homes passed) até o final de 2021, e os serviços também devem ser beneficiados. A parceria inclui evoluções nos produtos Oi Fibra e Oi TV e redes Wi-Fi domésticas inteligentes (que serão vendidas nas lojas Oi). O processo de transformação da rede da Oi já teve início e vem sendo realizado com recursos previstos no orçamento deste ano.

O acordo com a Nokia foi fechado na Finlândia e contou com a participação do  presidente da Oi, Eurico Teles, e o diretor de Operações da companhia, José Claudio Moreira Gonçalves (o Naval), além do diretor de Engenharia, André Ituassu. Da parte da Nokia, estiveram presentes Rajeev Suri, CEO; Ashish Chowdhary, Chief Customer Operations Officer; Ricky Corker, presidente Norte América; Osvaldo Di Campli, presidente América Latina e Bruno Leite, diretor de vendas Brasil.

(Colaborou Bruno do Amaral)

2 COMENTÁRIOS

  1. O chip está substituindo o cabo de fibra ótica. Não há mais necessidade de longos cabos para obter internet de alta qualidade e velocidade. Será que só no Brasil mantém esse atraso?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!