Com apoio da ICANN, CGI.br e Fórum Econômico Mundial querem estender o NetMundial

Com o objetivo de estender o modelo de melhores práticas para participação multissetorial na discussão sobre governança de Internet, o CGI.br e o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) irão anunciar nesta quinta-feira, 6, a NetMundial Initiative, uma plataforma para dar continuidade ao debate iniciado no Brasil no começo deste ano. Trata-se de uma versão final do evento que contou com documentos vazados em agosto e que geraram controvérsia por excluir participantes brasileiros e subverter o processo de construção "de baixo para cima" do encontro original.

Notícias relacionadas
A ideia era que a NetMundial Initiative fosse lançada ainda em agosto, mas foi adiada. Naturalmente, o documento vazado era um rascunho e o produto final pode ser bem diferente. No convite do webinar que lançará a iniciativa, afirma-se que ela "tem sido formada com o feedback coletado de vários diálogos de comunidade desde o encontro do WEF em Genebra, no dia 28 de agosto, e que foi inspirado pelo NetMundial". Além disso, diz que haverá o debate desses desenvolvimentos "além do papel multistakeholder da NetMundial Initiative em energizar soluções de governança de Internet (de modelo) bottom-up e colaborativas em um ecossistema distribuído".

Há outro participante na elaboração da iniciativa: a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN). O presidente da corporação norte-americana, Fadi Chehadé, será um dos debatedores no evento de lançamento, junto com o secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e coordenador do CGI.br, Virgílio Almeida; e com o diretor da WEF, Richard Samans. Chehadé foi pivô na organização por ter sido um dos responsáveis por "colocar as peças no tabuleiro", conforme explicou a este noticiário o gerente de engajamento setorial da entidade no Brasil, Daniel Fink. "Fadi foi o vetor dessa primeira etapa para colocar o pessoal para conversar um pouco", declara.

Fink ressalta que o encontro da WEF em Genebra recebeu críticas, mas que o Fórum terá um papel de "anfitrião na conversa". "No fim, um dos pontos importantes no roteiro do CGI.br é como inspirar outros países a desenvolver um modelo de governança de Internet multissetorial e, através dessa iniciativa, outros países aprenderem um pouco". Ele assegura ainda que a norte-americana ICANN não estará presente de maneira ativa, mas apenas com cadeira em grupos de discussão para debater as questões técnicas. "Vai estar lá sim, mas não dando as cartas, e isso Fadi diz bem claramente, o objetivo dele agora é se concentrar na gestão da ICANN como organização de números únicos – e pronto. Tanto é que pouquíssimos funcionários da ICANN estão envolvidos da iniciativa."

O evento terá como foco principal perpetuar o roadmap do NetMundial original, considerado um sucesso em seu modelo participativo de discussão. Além disso, ele preencheria a lacuna de que o Internet Governance Forum (IGF), a Organização das Nações Unidas (ONU) ou a União Internacional de Telecomunicações (UIT) podem não conseguir suprir. "Ele foi feito para ser multistakeholder, enquanto a UIT é multilateral, não tem velocidade", declara. "Acho que é um ótimo resultado do Netmundial as pessoas estarem falando sobre ele em diversos lugares do mundo. Talvez nem todos estejam funcionando em toda a parte, mas talvez o Netmundial Initiative possa estimular esse tipo de coisa", completa Fink.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!