Sistema da Globenet ligando Brasil à Argentina tem o Facebook como parceiro

A Globenet, operadora de cabos submarinos controlada pelo BTG Pactual, e o Facebook anunciaram nesta quarta-feira, 5, o início da construção do novo sistema Malbec, que ligará as cidades brasileiras de Rio de Janeiro e São Paulo a Buenos Aires. A infraestrutura de 2.500 km terá também uma ramificação para Porto Alegre, levando conectividade entre o sistema do Cone Sul e os Estados Unidos (através das ligações da Globenet a partir do Brasil).

O cabo já havia sido anunciado em maio pela Globenet, até então sem o envolvimento do Facebook. Na época, a companhia afirmou que a intenção era "atrair OTTs, provedoras de cloud e clientes de operadora que querem aumentar seu alcance em toda a região" ao oferecer capacidade e baixa latência.

Facebook e Globenet afirmaram que o contrato com o fornecedor já foi iniciado e confirmaram que a previsão para a entrada em operação do cabo Malbec é para o primeiro semestre de 2020. A provedora afirma que será a primeira rota submarina a chegar à costa argentina desde 2001.

Notícias relacionadas

O cabo chegará a São Paulo através de um landing point próximo à Praia Grande. Já em Buenos Aires, a conexão será por meio em uma estação em Las Toninas, na região sudeste da capital argentina. O sistema terá seis pares de fibra, entregando o dobro da capacidade internacional atual à Argentina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!