Produção do setor eletroeletrônico cai em junho

A produção do setor eletroeletrônico caiu 3,5% em junho no comparativo com o mesmo período de 2015, de acordo com dados do IBGE divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) nesta sexta-feira, 5. Embora a comparação trimestral mostre recuo menor do que a indústria em geral (5,9%), no acumulado do primeiro semestre o setor eletroeletrônico registrou queda maior: 19,3%, contra 9,1% da indústria em geral.

Os equipamentos de comunicação foram os únicos a registrar crescimento no comparativo anual: 12,7%. Considerando o mês imediatamente anterior, sem ajuste sazonal, caiu 9,6%. No semestre, a queda foi maior: 23,7%. Os equipamentos de informática e periféricos cresceram 21,3% entre maio e junho e caíram 8,9% comparado a junho de 2015. No acumulado de seis meses, a redução foi de 32,8%.

No comparativo com o mês imediatamente anterior, entretanto, o setor eletroeletrônico cresceu 1,3% no País considerando "ajuste sazonal" (segundo metodologia da associação, correção de impactos de feriados), mas caiu 5,2% sem considerar esse ajuste. Em comunicado, o presidente da Abinee, Humberto Barbato, afirma esperar por um segundo semestre melhor, com queda "menos expressiva". A previsão é de 7% de redução na produção industrial do ano.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!