Fusão entre operadoras só será possível com a competição plena

Brasil Telecom e Telemar podem se fundir? Provocado com a pergunta durante o Painel Telebrasil, em Comandatuba/BA, o superintendente de serviços públicos da Anatel, Marcos Bafutto, se esquivou de responder diretamente: ?São questões regulatórias e precisam de análise.? Mas o ex-ministro das Comunicações, Juarez Quadros, retrucou: ?Ele não pode responder, mas eu posso. A fusão não pode acontecer. A legislação permite, mas o momento não. O momento dependerá da Anatel e também de uma operadora estar explorando o território da outra?. Significa que enquanto não houver competição na telefonia local, a agência não permitirá as fusões entre as teles, na interpretação de Juarez Quadros.

Venda casada

Bafutto disse que a Anatel está colocando em consulta pública regulamentos que tratam indiretamente da questão da fusão das empresas, e estudará como ficará o rateio de custos, a separação contábil, a transparência etc. O superintendente pediu às operadoras que sejam mais maduras e dialoguem antes de levar problemas para a agência reguladora, que já tem acúmulo de trabalho. Isto porque, todas as promoções de venda casada levam os concorrentes a questionar na Anatel se a ação contraria a legislação – algumas vezes contrariam, tanto que há medidas cautelares colocando fim a várias promoções.

Notícias relacionadas
Por sua vez, o superintendente de serviços privados da Anatel, Jarbas Valente, reforça que falta bom-senso por parte das operadoras. Em relação à reclamação sobre concorrentes, explica que quando a ação é isonômica e discriminatória não tem ilegalidade.
A questão ganhou especial interesse após o diretor geral da Brasil Telecom GSM, Ricardo Sacramento, ter anunciado a venda integrada de produtos e serviços fixo-móvel. Mas, ao final das discussões, Sacramento disse que será oferecida isonomia aos concorrentes. "Podemos estar no limite da lei, e isto não é ser fora-da-lei. Não faremos nada que seja ilegal", concluiu.
Mais tarde, num bate-papo descontraído, Bafutto cochichou para Sacramento: ?Obrigado por ter dito a palavrinha mágica?, referindo-se à isonomia. E acrescentou, em tom de brincadeira: ?Não me crie mais problemas, já tenho muitos processos na minha mesa.?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!