TCU vai avaliar atuação da Anatel e Minicom na regulação das franquias de Internet fixa

A polêmica sobra a adoção, pelas operadoras, da franquia de dados para a banda larga fixa chegou ao Tribunal de Contas da União (TCU). O órgão de controle abriu, no dia 22 de abril, processo para examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão praticados no âmbito da Administração Pública Federal referentes à regulação do serviço de internet fixa, especialmente em relação à possibilidade de que as empresas que prestam o serviço venham a limitar a quantidade de dados que os usuários possam utilizar.

O processo de acompanhamento foi aberto pelo ministro Bruno Dantas e corre em caráter de urgência. A fiscalização prevista abrange tanto a Anatel como o Ministério das Comunicações, devendo ser incluído em seu escopo a análise dos aspectos de eficácia e efetividade dos atos praticados pelos respectivos gestores.

Dantas afirmou que a avaliação tem como norte, respeitada a jurisdição do TCU, a satisfação dos interesses da população brasileira. O ministro disse que, desde o ano passado, o órgão de controle vem desenvolvendo uma auditoria operacional com foco na avaliação da atuação da Anatel na garantia e melhoria da qualidade da telefonia móvel no País, "que continua sendo objeto de demandas da sociedade e do Congresso Nacional", disse.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!