Inmarsat assina contrato com Airbus para construção de satélites

A operadora de satélites Inmarsat assinou contrato com a Airbus Defence & Space para a construção de dois satélites da próxima geração de sua frota. De acordo com a companhia nesta terça-feira, 5, o primeiro satélite da sexta geração deverá ser entregue até 2020 e contará com dupla capacidade de carga para serviços de banda Ka e banda L.

A ideia da companhia é que a nova frota possa aumentar a capacidade da rede Global Xpress (GX) em banda Ka, enquanto os serviços de banda L atenderão a serviços avançados de segurança de aviação. Além dessas duas novas espaçonaves, a Inmarsat encomendou à Boeing o quarto satélite da GX, atualmente em fase final de construção e testes, e que fornecerá capacidade de rede adicional.

Comunicação embarcada

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A Inmarsat destacou ainda o progresso da Rede Europeia de Aviação (EAN), iniciativa em parceria com a operadora Deutsche Telekom e a companhia aérea Lufthansa, ambas alemãs, que oferece banda larga em aviões por meio da combinação de rede de satélites em banda S (dois blocos de 15 MHz alocados em 28 países membros da União Europeia) com rede terrestre LTE. A empresa confirma que testes finais em solo e em voo estão em andamento. Mais de 300 aviões deverão contar com o sistema instalado, que inclui terminais JetWave, da Honeywell Aerospace e com certificação já aprovada para aeronaves como Boeing 757 e Bombardier 5000 e 6000. Os primeiros testes comerciais estão previstos para "meados de 2017".

A operadora de satélites também revelou estar trabalhando com a Honeywell e a fornecedora Kymeta para desenvolvimento de novas antenas de aviação para banda Ka. Segundo a Inmarsat, o equipamento permitirá maiores velocidades na conexão, embora a antena seja menor, mais plana e mais leve do que modelos anteriores, reduzindo peso e atrito no ar.

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