Regulamento do SeAC obrigará compartilhamento de redes

A proposta de Regulamento do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC) elaborada pela área técnica da Anatel tem algumas novidades importantes em relação às regras atuais dos serviços de TV por assinatura e não deverá ter uma série de restrições que vinham sendo cogitadas nas diferentes esferas da agências.

Notícias relacionadas
Conforme apurou este noticiário, a primeira novidade importante é que existe uma referência expressa à possibilidade de compartilhamento de rede. Esta referência, que não existe na Lei do SeAC (Lei 12.485/2011, que estabeleceu as novas regras para o mercado de TV paga) de forma clara como estava na Lei do Cabo ou como está na Lei Geral de Telecomunicações, é recuperada no regulamento do SeAC.

Segundo a proposta da área técnica, as operadoras de TV por assinatura terão direito de usar redes ou elementos de redes de outras operadoras de telecomunicações, mas de forma não discriminatória, e sempre de maneira onerosa. Isso significa que se uma tele usar a sua rede de banda larga para a oferta de serviços de TV paga, as operadoras concorrentes terão o direito de utilizar a rede para o mesmo propósito mediante pagamento. A novidade é que a Anatel ainda editaria uma regulamentação específica para isso.

Da mesma forma, as operadoras de TV por assinatura (SeAC) devem possibilitar que outras operadoras de telecomunicações tenham acesso a suas redes. Nesses casos, as condições para o compartilhamento de rede devem ser colocadas de forma pública, na Internet.

Um outro aspecto importante é que em toda a operação do Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), a gerência da rede que presta o serviço, a monitoração da distribuição da programação e a própria gerência de prestação do serviço (o que inclui a contratação de pacotes, alterações de planos e monitoramento de qualidade) sejam baseadas no Brasil.

A proposta de Regulamentação do SeAC ainda terá que passar pela análise do Conselho Diretor da Anatel antes de ir à consulta pública por pelo menos 30 dias, o que deve acontecer em novembro, pelo cronograma interno da agência.

Vale destacar que a área técnica, propositalmente, não incluiu nesse compartilhamento os set-tops como parte dos elementos de rede, justamente porque quer estimular que possa se criar um mercado de varejo de equipamentos decodificadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!