Mais de 40% das pessoas entre 16 e 34 anos usam redes sociais enquanto veem TV

Os espectadores têm usado celulares, tablets e computadores e acessado as redes sociais, como Facebook e Twitter, enquanto assistem à TV. Uma pesquisa da TV Genius, da Red Bee Media, mostrou que 47% das pessoas entre 16 e 34 anos usam regularmente redes sociais enquanto assistem a TV. A informação foi apresentada por Tom Weiss, gerente geral da TV Genius, nesta terça-feira, 4, durante o Mipcom 2011.

Notícias relacionadas
A empresa monitora atividade relativa à TV em diferentes países. “Vimos que há tráfego de informações sobre TV fora dos horários em que os programas estão na grade, o que significa que as pessoas estão vendo ‘catch up’ TV, DVR, entre outros”, diz Weiss.

Segundo o executivo, embora o Twitter tenha um grande volume de informações sobre o que as pessoas assistem, esses dados não são representativos. “As pessoas ‘twitam’ sobre um programa se gostam dele ou o detestam”, diz. Neste sentido, o people meter, aparelho para medir a audiência na casa das pessoas, seria mais eficaz, pois não considera os programas que as pessoas não gostam – e, portanto, não assistem.

Recomendações

Uma das discussões em torno da utilização das redes sociais ao mesmo tempo em que se assiste TV é se haverá uma substituição do guia de programação pelas recomendações dos amigos pelas redes. Segundo Sean Besser, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Rovi Corporation, empresa de tecnologia de entretenimento digital, pesquisa realizada pela empresa mostrou que 83% dos espectadores não têm a menor ideia do que querem assistir no momento em que se sentam em frente à TV.

Segundo Clair Tavernier, da FremantleMedia, as conversas geradas nas redes sociais enquanto os programas são exibidos têm sido boas para ajudar a conquistar audiência e a vender, tanto os formatos quanto os produtos derivados, em especial dos programas menores. No entanto, ela afirma que ainda não foi possível achar lucro direto nas redes sociais. “Por enquanto o que conseguimos foi ‘buzz’ para os programas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!