Companhias implantam soluções de rádio para Jogos Olímpicos

Kapsch - Video recording MetroRio

Durante os Jogos Olímpicos, que começam nesta sexta-feira, 5, a comunicação de missão crítica ganha novo espaço. Duas fornecedoras anunciaram nesta semana soluções para diferentes aplicações com rádio para o evento esportivo no Rio de Janeiro: Motorola Solutions e a austríaca Kapsch CarrierCom.

Inaugurada nesta semana para atender aos torcedores, a linha 4 do metrô do Rio de Janeiro utiliza a sistema de comunicação de rádio terrestre troncalizado (Tetra) fornecido pela Kapsch. O sistema disponibiliza conectividade de voz e dados para comunicação também com o Centro de Controle Operacional, além de ser integrado com as linhas 1 e 2 através de cooperação com a fornecedora Rohill. São quatro estações de base ao longo da extensão de 16 km da linha do metrô (que fará conexão entre as praias de Ipanema e Leblon, na Zona Sul, até a Barra da Tijuca, na Zona Oeste), 60 rádios de cabine para os 15 trens, 21 repetidores óticos e 140 rádios portáteis. O contrato foi selecionado no início de 2015 com a líder do projeto, a italiana ENG.

Já a Motorola Solutions fornecerá 16 mil rádios digitais portáteis, móveis (em viaturas) e fixos para comunicações críticas do Exército durante os jogos. A companhia afirma que o Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro (CICC) e o Centro de Operações do Exército (COp) vão trabalhar juntos para reunir informações para ações como proteção de delegações, gerenciamento de protestos, prevenção a incidentes e atividades de rotina. Os terminais são projetados para comunicações críticas e possuem proteção contra choques, poeira e submersão em água. Alguns dos rádios Tetra contam com rede sem fio, GPS, Bluetooth, áudio claro para ambientes de ruído extremo e botão de emergência.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!