OUTROS DESTAQUES
CSP
Anatel monta centro de coordenação para acompanhar operadoras
sexta-feira, 04 de julho de 2003 , 17h56 | POR REDAÇÃO

Diferentemente do que aconteceu no processo de implantação do Código de Seleção de Prestadora – CSP na telefonia fixa, quando o País acabou quase parando por ação do famoso "caladão", e cujas causas foram atribuídas ao descuido de algumas empresas (que acabaram sendo multadas em valores espetaculares) desta vez, a Anatel resolveu monitorar durante 24 horas o tráfego das empresas prestadoras de serviços móveis e das empresas prestadoras de STFC de longa distância. Para isso, foi montado na sede da agência em Brasília o Centro Estratégico de Coordenação – (CEC), que vai funcionar com 60 empregados da Anatel e será desmobilizado progressivamente na medida em que não houver mais necessidade do monitoramento.

O Big Brother da telefonia

Com o CEC, a Anatel dispensa as empresas de fazer relatórios sobre o desempenho de suas redes, ou seja, parte das metas de qualidade previstas no PGMQ do SMP são monitoradas de forma a permitir não apenas que a agência acione os responsáveis no sentido de corrigir imediatamente qualquer problema de desempenho, mas oferecer dados para a abertura de processos por descumprimento de obrigações, os famosos PADOs. Isso significa, que um monitoramento mais aprimorado do desempenho das empresas pode ser feito pela própria Anatel sem maiores problemas e dificuldades. É uma questão de decisão do setor de fiscalização dos serviços móveis e fixos: criar um Big Brother, que tudo ouve e tudo vê no setor de telefonia.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top