OUTROS DESTAQUES
Mercado
Viasat alega que suspensão do contrato com a Telebras é "grave para o Brasil"
sexta-feira, 04 de Maio de 2018 , 16h21

Após a Justiça manter liminar suspendendo o contrato com a Telebras, a Viasat emitiu comunicado nesta sexta-feira, 4, alegando que a decisão é "grave para o Brasil" por interromper os programas governamentais. A companhia norte-americana diz que o impedimento do uso do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação (SGDC) prejudica o acesso à Internet para "milhares de estudantes" nas escolas "simplesmente porque concorrentes descontentes fizeram alegações falsas sobre a parceria entre a Telebras e a Viasat".

A companhia afirma que segue comprometida com o País e mantém a posição de que a parceria "é uma abordagem legal e inovadora para trazer benefícios sociais e econômicos para todo o Brasil". Declara ainda já ter investido "milhões de dólares no país" por meio de sua subsidiária, a Viasat Brasil, e que tem compromisso de investir mais e criar "milhares de empregos".

A empresa espera que a Justiça comprove a legalidade do contrato para então retomar o programa, levando em consideração que o satélite tem vida útil finita – argumento também usado pela Telebras em posicionamento na quinta-feira. "Não há razão válida para reter esse importante avanço e seus benefícios para a população brasileira na educação, saúde e na diminuição da exclusão digital", acredita a Viasat.

Confira o comunicado na íntegra abaixo:

A decisão desta quarta-feira, 3 de maio, é grave para o Brasil. Depois de anos de planejamento e do investimento de milhões de dólares, escolas, cidades e zonas rurais do Brasil estão próximas de receber a Internet de alta qualidade necessária para o seu desenvolvimento econômico e social. Agora, milhares de estudantes podem perder a oportunidade de ter acesso à Internet em suas escolas por meio do satélite SGDC-1, simplesmente porque concorrentes descontentes fizeram alegações falsas sobre a parceria entre a Telebras e a Viasat.

Apesar da decisão manter vigente a liminar até o momento, a Viasat segue comprometida com o Brasil para ajudar a conectar pessoas de todo o país à comunidade digital. Mantemos a nossa posição: a parceria entre Viasat e Telebras é uma abordagem legal e inovadora para trazer benefícios sociais e econômicos para todo o Brasil. A Viasat já investiu milhões de dólares no país por meio da sua subsidiária Viasat Brasil, comprometida a investir ainda mais e criar milhares de empregos, com sua comprovada tecnologia em Internet de alta velocidade. A Viasat e a Telebras estão investindo em regiões do país onde outras empresas não o fazem.

Acreditamos que, quando a Justiça analisar os processos que tentam impedir a parceria com a Telebras, irá comprovar a legalidade e os benefícios para a sociedade brasileira com essa parceria. A Viasat e a Telebras, então, retomarão o trabalho de oferecer acesso à Internet de alta qualidade a todo o território brasileiro. Não há razão válida para reter esse importante avanço e seus benefícios para a população brasileira na educação, saúde e na diminuição da exclusão digital. Os satélites possuem vida útil finita e, cada dia de processo, é um dia a mais no qual os benefícios do SGDC-1 não são entregues aos brasileiros.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top