Pinheiro fica com presidência da CCTCI

A disputa pela presidência da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados terminou nesta terça-feira, 4. O escolhido foi o deputado Walter Pinheiro (PT/BA), primeiro nome a ser cogitado pela liderança do partido para ocupar a vaga. A decisão contou com uma espécie de renúncia estratégica por parte do deputado Jorge Bittar (PT/RJ), que também concorria à vaga.
A escolha foi confirmada por Bittar em entrevista a este noticiário logo no início da reunião da bancada do PT que oficializará os nomes para as comissões. ?Foi de minha iniciativa, com a possibilidade de eu ser presidente da comissão no futuro, no próximo ano, talvez?, declarou o deputado. Ele negou que, como contrapartida, possa ficar com a vaga de vice-presidente da bancada do governo, ocupada por Pinheiro e que ficará aberta após a posse na comissão.
Fontes da Câmara dizem que o deputado poderá ter alguma compensação. É provável que Bittar fique com a presidência da Comissão de Orçamento, uma das mais desejadas na Casa e que terá muitos holofotes em 2008 por conta da iminente discussão da reforma tributária.

Notícias relacionadas
A escolha do parlamentar para a presidência da comissão de orçamento ainda não foi confirmada e será assunto da reunião da bancada do partido. O encontro dos parlamentares começou com atraso, por volta das 12h45 (marcado originalmente para as 12h) com previsão para durar cerca de uma hora para evitar atrasos na eleição das comissões. A eleição e posse nas comissões estava prevista para ocorrer logo em seguida. Coincidentemente, a reunião do PT ocorria paralelamente na sala da CCTCI.

Novela

A definição de Walter Pinheiro põe fim à novela que se tornou a sucessão da comissão de comunicação nas últimas semanas. A entrada de Bittar na disputa elevou a discussão à cúpula do PT e Pinheiro chegou a ameaçar deixar a Câmara dos Deputados caso não fosse confirmado na comissão, conforme este noticiário informou na edição de segunda-feira, 3.
Uma escolha rápida também se fazia necessária para evitar mais constrangimentos ao PT depois da longa disputa com o PSDB pela presidência da comissão.
Caso o partido não fechasse um nome até o momento da posse, havia a opção de que a comissão fizesse a eleição do presidente, o que abriria margem para que nenhum dos dois parlamentares ficasse com a vaga.
Com o problema da presidência contornado, a previsão era que os demais membros da comissão fossem indicados ainda nesta terça-feira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!