Com discurso conciliador, Pinheiro toma posse na CCTCI

A indicação do deputado Walter Pinheiro (PT/BA) para a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTI) da Câmara dos Deputados foi aprovada por unanimidade pelos 33 parlamentares que participaram nesta terça-feira, 4, da votação no grupo temático. Um acordo interno no PT garantiu a nomeação de Pinheiro, que tomou posse nesta terça-feira, 4, e inaugurou sua gestão com um discurso conciliador.
Pinheiro agradeceu a oportunidade de ser o primeiro deputado petista a comandar a Comissão de Ciência e Tecnologia desde que esta se tornou uma comissão permanente na Câmara. E aproveitou a ocasião para elogiar a postura do deputado Jorge Bittar (PT/RJ) ao aceitar o acordo que lhe confirmou na presidência.
?Foi feito um acordo interno do PT para que o partido continue pleiteando a Comissão de Ciência e Tecnologia para permitir que o companheiro Jorge Bittar, que continua batalhando aqui na comissão, também tenha a oportunidade de presidir?, declarou Pinheiro em seu discurso.

Notícias relacionadas
Bittar, que concorreu pela cadeira da CCTCI, não estava presente na comissão durante o discurso do novo presidente. O deputado ficou apenas durante a votação e logo que Pinheiro assumiu o posto, retirou-se da sala.

Planos

O novo presidente não tratou explicitamente de seus planos para a comissão. Mas assessores contam que Pinheiro teria interesse em rever o sistema de análise das concessões de radiodifusão, um dos pontos nevrálgicos do trabalho da CCTCI. Além disso, o deputado estaria interessado em dar destaque aos chamados ?projetos convergentes?, que pretendem atualizar a legislação atual frente aos avanços tecnológicos. Aproximar os consultores legislativos do trabalho da comissão também estaria no plano de trabalho.

Apoio

O ex-presidente da comissão, Júlio Semeghini (PSDB/SP), elogiou publicamente a escolha de Pinheiro e destacou o grande interesse dos deputados em participar da votação que confirmou o nome do deputado. ?Muitos parlamentares pediram para não fechar a votação, então existem várias pessoas fazendo questão de votar em vossa excelência. E tenho certeza que alguns que estão faltando aqui também votariam no deputado Walter Pinheiro para esta presidência?, declarou Semeghini. ?Você mereceu, parabéns, boa sorte e conte comigo para o que precisar.?
Até mesmo a oposição fez questão de votar em Pinheiro, como foi o caso do deputado ACM Neto (DEM/BA), Paulo Bornhausen (DEM/SC) e Gustavo Fruet (PSDB/PR). A bancada baiana também compareceu em peso para votar e parabenizar o novo presidente. Ao todo, a comissão tem 40 vagas de titulares e outras 40 para suplentes, mas apenas 40 votos são contados na eleição.
A lista validada nesta terça garante a ocupação de 37 vagas de titulares e 35 de suplentes. Entre os nomeados, destaca-se a entrada na comissão como titulares o líder do DEM na Câmara, ACM Neto, e o ex-ministro das Comunicações, Miro Teixeira (PDT/RJ).

Acordo com Bittar

Apesar de ter perdido o posto de presidente, Bittar continua tendo prestígio dentro da CCTCI e do PT. Como contrapartida para desistir da disputa, Bittar recebeu a promessa de ser eleito pelo partido como o próximo presidente da comissão e ganhará neste ano uma vaga como vice-líder pelo PT. O deputado ocupará uma das 20 vice-lideranças do partido como representante da comissão de comunicação, segundo confirmou o parlamentar a este noticiário.
Quanto a uma eventual disputa pela presidência da Comissão de Orçamento, Bittar explicou que a disputa partidária pelo comando do grupo ainda não está completamente resolvida entre PT e PMDB. Independentemente da briga pelo controle do grupo, o deputado declarou que não tem interesse na vaga de presidente e será apenas um dos titulares da comissão especial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!