Dilma quer prioridade na revisão do modelo, mas evita metas para o Banda Larga Para Todos

A íntegra da Mensagem ao Congresso Nacional 2016 encaminhada pela presidenta Dilma Rousseff esta semana e divulgada nesta quinta-feira, 4, aparecem mais detalhes daquilo que, em seu discurso, a presidenta já havia apontado prioridade para o governo em 2016: a revisão do marco regulatório de telecomunicações, com especial destaque para o estímulo a investimentos na banda larga. Como antecipou em seu discurso no Congresso nesta semana, Dilma coloca como prioridade a proposta de um grupo de trabalho na revisão do modelo de concessões do STFC para incluir a universalização da banda larga.

No entanto, o texto não faz referência direta ao projeto Banda Larga Para Todos, embora mencione o objetivo original. O governo afirma que "avançou no desenho" do programa de universalização por meio da instalação de fibra conectando municípios e domicílios. Também mencionou a elaboração de um Plano Nacional de Comunicação Máquina a Máquina e de Internet das Coisas. Em nenhum dos dois casos, contudo, são estabelecidos prazos e objetivos.

A Presidência destaca no documento o crescimento do backbone da Telebras, que saiu de 400 km em 2010 para cerca de 25 mil km em 2015, com investimentos de mais de R$ 415 milhões no período. No ano passado, foram 21 projetos de redes metropolitanas para a comunicação de dados da administração pública federal, como parceria com o Exército e o Governo de Amazonas. Para 2016, a Telebras pretende ampliar a infraestrutura para 28 mil km de fibras iluminadas, atingindo também o interior da Bahia, Piauí, Maranhão, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, diz a mensagem.

Notícias relacionadas

O Programa Cidades Digitais, que utilizará o backbone da Telebras, chegou a 50 municípios dos 77 que permanecem no projeto (80 foram originalmente selecionadas, mas três desistiram) desde 2012. Do segundo chamamento após a inclusão no PAC em 2013, quando foram selecionados 262 municípios, oito cidades estão com obras em andamento e 158 projetos executivos foram elaborados. "A expectativa é de que, até o final de 2016, 65 dessas cidades estejam implantadas, com a totalidade de implantação sendo atingida em 2018".

O Programa de Banda Larga nas Escolas chegou a 55.109 escolas conectadas, atendendo 30 milhões de alunos e 3 milhões de professores. A previsão para 2016 é a de conectar mais 3 mil escolas. Em relação aos serviços postais, a mensagem destaca que pretende expandir o atendimento postal dos Correios para mais 62 distritos, chegando a 93,6% dos distritos com população igual ou superior a 500 habitantes.

Regulação

O texto destaca a aprovação de 14 resoluções da Anatel e dos dois editais de licitação (espectro e satélite), a vigência das novas regras do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGDC), alteração do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) em favor das prestadoras sem poder de mercado significativo e a alteração da cláusula 3.2 nos contratos de concessão de telefonia fixa.

Além disso, ressalta regulamentos da Anatel que já foram submetidos a consulta pública, mas que terão continuidade neste ano, como a proposta de acessibilidade, de grupos detentores de PMS, de equipamentos de radiação restritiva, de uso de espectro, de compartilhamento de infraestrutura e dos contratos de concessão de STFC, entre outros. Para este ano, o documento menciona também estudo dos mercados relevantes, revisão do regulamento geral de interconexão (RGI), proposta do regulamento de homologação das ofertas de referência de produtos do atacado (Rhorpa), switch-off da TV analógica e a conclusão da implantação do nono dígito no restante do País.

Vale destacar como prioridades trazidas na mensagem o início da implantação da nova versão do protocolo de Internet, o IPv6, desta vez pelas prestadoras de serviço móvel. Além disso, anunciou o desenvolvimento de aplicativos de comparação de planos de prestadoras (Comparador para Consumo Consciente de Telecomunicações).

O governo afirma que foram realizadas 9.417 ações de fiscalização durante o ano. Foram interrompidas 652 estações de radiocomunicações que operavam de forma irregular, e foram instaurados 2.166 procedimentos de apuração, com 6.106 encerrados durante o ano.

Governança de Internet

O documento menciona a realização do Internet Governance Forum (IGF) em novembro do ano passado, em João Pessoa, sobretudo pela elaboração do documento para promover a conexão dos "próximos um bilhão de usuários" da Internet. Nos destaques da política externa, contudo, defende que a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) "deve ser regida pelo direito internacional, e que qualquer mudança no regimento interno não deve afetar negativamente o papel dos governos no processo decisório da corporação".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!