Kassab vai ao STF explicar mudanças trazidas pelo PLC 79/2016

Presidente do STF, ministra Cármem Lúcia, e ministro do MCTIC, Gilberto Kassab. (Foto: Asscom STF)

Em audiência na manhã desta quarta-feira, 4, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, discutiu com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia, o Projeto de Lei da Câmara 79/2016, que modifica a Lei Geral de Telecomunicações. O objetivo da visita foi tentar buscar apoio para o projeto após o Mandado de Segurança no STF impetrado pela oposição em relação ao recurso ao PLC. O presidente da Anatel, Juarez Quadros, também participou da reunião, que durou cerca de uma hora.

"Pedimos essa audiência para mostrar para a presidente e para esclarecê-la em relação aos pontos principais da Lei e os avanços que vai trazer para o setor", declarou Kassab à assessoria de imprensa do STF. O ministro disse ainda que Cármem Lúcia conhece bem a lei atual (nº 9.472/1997) e que tem "plena consciência de que é uma legislação que precisa ser modernizada", avaliando a visita positivamente. Kassab voltou a defender o PLC, que muda os modelos de concessão para autorização, alegando que isso permitirá às operadoras fazerem "investimentos muito expressivos" em banda larga.

Apresentação

Notícias relacionadas

Durante a reunião, foi mostrada à ministra Cármem Lúcia uma apresentação preparada pela Anatel que enumera as razões pelas quais a mudança do modelo é importante. A apresentação mostra a desaceleração no mercado de telefonia fixa em detrimento do aumento da mobilidade e da banda larga, o fato de que a prestação do serviço mediante concessão está em desuso, pela necessidade de uma inovação regulatória por parte do setor de telecomunicações em face aos serviços mais demandados pela população. A Anatel também destaca que as contrapartidas para a migração serão definidas em função de cálculos que serão feitos pela Anatel e acompanhados pelo TCU e AGU, com garantias financeiras dos projetos de investimento. Por fim, o material diz ainda que a renovação de espectro será a título oneroso.

A Anatel esclareceu dúvidas da presidente do Supremo sobre a extinção ou não das concessões (segundo a agência elas permanecerão em áreas sem atratividade), sobre o cálculo no valor dos imóveis considerados bens reversíveis (serão usados valores de mercado) e sobre as garantias de execução dos projetos de investimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!