AT&T anuncia planos para testes com 5G em 2017

5G

Mesmo ainda sem padronização, especialmente de espectro, a tecnologia 5G continua nos planos revelados nesta quarta-feira, 4, durante a feira CES em Las Vegas, da operadora norte-americana AT&T para 2017. A empresa afirma continuar com colaboração com "mais de uma dúzia" de fornecedores nos esforços para a padronização, ressaltando que testes iniciais em laboratório já conseguem atingir os 14 Gbps e latência de 3 milissegundos – a tele diz que a meta da indústria é de menos de 5 ms, embora várias companhias, inclusive nos testes da Ericsson e da Claro no Brasil, tenham estabelecido o teto em 1 ms.

A companhia anunciou também planos de testes com a Qualcomm e a Ericsson no segundo semestre de 2017. A tele diz que serão os primeiros testes utilizando "o que esperamos que seja baseado na nova especificação de rádio 5G em desenvolvimento pelo grupo de padrões de tecnologia 3GPP". O plano é de usar espectro com ondas milimétricas nas faixas de 28 GHz e 39 GHz com o objetivo de influenciar a inclusão dessas faixas na futura padronização.

A AT&T promete para 2017 chegar a velocidades teóricas de 1 Gbps em "algumas estações de células", aumentando a densidade da rede com implantação de small cells e tecnologias de agregação de portadoras. A operadora pretende ainda utilizar o acesso de licenciamento assistido (LAA) em LTE neste ano, utilizando frequências não licenciadas para complementar o desempenho da rede licenciada.

Notícias relacionadas

Ainda no primeiro semestre, a operadora fará testes na cidade de Austin, Texas, com consumidores residenciais fazendo streaming do serviço de vídeo Directv Now por meio de uma rede 5G. A partir desse projeto, outros serviços de entretenimento também utilizarão a tecnologia, que inclui múltiplos dispositivos e sites. A ideia é "avançar no entendimento" especialmente em como uma rede fixa de ondas milimétricas se comportam com tráfego pesado de vídeo. A cidade foi também onde a AT&T lançou o primeiro teste com clientes corporativos, em parceria com os fornecedores Intel e Ericsson, no ano passado.

Durante a CES, a companhia ainda anunciou planos para entregar banda larga fixa por meio de ondas milimétricas ponto a ponto e da tecnologia de FTTx com cobre G.fast em Minneapolis. A AT&T afirma ainda comercializar a oferta de 1 Gbps em toda a rede de fibra em cerca de 4 milhões de localidades (46 áreas metropolitanas) em 21 estados, com plano de chegar a 12,5 milhões e 67 áreas metropolitanas em 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!