TIM assina contrato para suprir antenas com usina de biogás

Foto: Pixabay

A TIM assinou contrato para iniciar operação ainda em 2018 de uma usina de biogás de resíduos sólidos urbanos com 5 MW de potência para autoconsumo remoto. Segundo informa a operadora nesta segunda-feira, 3, a planta deverá atender a 864 sites na área de concessão da distribuidora Eletropaulo (que anunciou também nesta data a mudança de nome para Enel Distribuição São Paulo) na capital paulista. A companhia afirma que se trata da primeira usina do tipo, que será a maior do País, e que também será a primeira operadora a utilizar biogás para gerar energia dentro de um grande centro urbano com objetivo de abastecer a própria infraestrutura.

O objetivo da empresa é de atingir uma proporção de 60% de sua matriz energética proveniente de fontes de energia renovável, como solar, eólica, biogás e central geradora hidrelétrica (CGH). Com isso, estima uma economia de até 22% no custo da energia. Em longo prazo, até 2032, o objetivo é reduzir os custos pela metade.

Atualmente, a operadora conta com 18% de sua matriz energética já proveniente de energia renovável, fruto do projeto iniciado em 2012 com contratos para 37 das suas 66 plantas industriais elegíveis, incluindo data centers. Já o autoconsumo remoto começou com a entrada em operação do projeto-piloto em Minas Gerais em dezembro do ano passado e com objetivo de suprir mais de mil instalações. Após concorrência, houve arrendamento de cinco usinas CGHs que passaram a fornecer energia para 1.234 sites na área de concessão da Cemig.

Notícias relacionadas

Além da alimentação dos sites em São Paulo, a TIM também promove uma concorrência para alimentar mais de 11 mil antenas de sua infraestrutura por meio de geração distribuída de energia, para autoconsumo remoto. O projeto prevê 12.323 instalações em 22 estados, o que representa 68% do total da infraestrutura elegível do grupo e consumindo cerca de 317 GHw/ano.

Em comunicado, o VP de recursos corporativos da TIM Brasil, Bruno Gentil, afirmou que a operadora conta com mais de 15 empresas envolvidas em projetos. "O ganho financeiro é secundário, a redução de custo é consequência do propósito maior, que é tornar a TIM uma empresa cada vez mais sustentável, utilizando energia de fontes renováveis e que não sejam oriundas do mercado cativo", declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!