Técnicos da Anatel estudam fim do roaming internacional

Um dos grandes problemas dos brasileiros que viajam para o exterior e querem se comunicar com seus celulares pode ter fim nos próximos dois anos. A Superintendência de Serviços Privados (SPV) da Anatel está trabalhando em um projeto para acabar com o peso do roaming internacional no bolso dos consumidores. Um estudo feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) revelou que, em média, o preço do minuto pago por um brasileiro em roaming internacional é de nada menos do que R$ 10. O principal motivo desse custo altíssimo é a bitributação das chamadas, ponto este que a Anatel pretende resolver a partir de agora.
A bitributação ocorre porque são incluídos no preço da chamada tanto os impostos do país onde está se originando a chamada quanto os tributos incidentes sobre os serviços no Brasil quando a ligação é feita por um celular habilitado aqui. "Isso gera tarifas muito altas. Por isso estamos analisando a possibilidade de dar tratamento local para estas chamadas", explicou o gerente-geral de Comunicações Pessoais Terrestres da SPV, Nelson Takayanagi. Por ora, a Anatel está fazendo "testes conceituais" para verificar a viabilidade de permitir que o brasileiro no exterior pague apenas as tarifas e os impostos incidentes no país de onde ele está originando a chamadas.
Para que a mudança possa ser feita, porém, é necessário que exista um sistema IP nas redes móveis, segundo explicou Takayanagi. Com isso, o plano só deve ser consolidado em médio ou longo prazo. O método para garantir a transação entre a operadora brasileira e a operadora do país que está sendo visitado é velho conhecido no Brasil. Trata-se do Bill and Keep, sistema de interconexão onde as duas empresas acordam a realização do completamento de chamadas sem cobrança interna pelo uso das redes. Para Takayanagi, a implantação do modelo pode ajudar a combater o by-pass celular e as fraudes de subscrição que persistem exatamente por conta dos altos custos das chamadas feitas em roaming internacional.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!