Fazenda quer salvaguarda para MMDS no leilão do 2,5 GHz

A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda aprovou a proposta de edital de licitação de sobras das faixas de 1,8 GHz, 1,9 GHz e 2,5 GHz, e parte da faixa de 3,5 GHz, que teve consulta pública encerrada na noite desta quarta-feira, 2. O órgão fez apenas uma recomendação à Anatel, de que desenvolva uma salvaguarda para as operadoras do MMDS que possibilite a elas a aquisição de espectro no Lote do Tipo C (faixa de 2,5 GHz em TDD).

Da forma como está disposto na proposta do edital, a Sky e a On Telecom, que já ofertam banda larga fixa nessa faixa, ficariam impedidas de comprar a frequência em outros municípios. Isto porque já detêm o limite de espectro estipulado de 50 MHz. Esse ponto também foi tema de contribuições da Sky e da Neotec, entidade que congrega as operadoras de MMDS.

No mais, a Seae entende que o edital tem tanto o condão de fomentar a competição dentro do mercado de prestação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), como também poderá dar ensejo a uma maior competição no mercado de banda larga fixa nos municípios brasileiros, beneficiando a participação de pequenos provedores, atendendo assim a política pública já estabelecida. O órgão, porém, reclamou da falta de Análise de Impacto Regulatório (AIR), que facilitaria a avaliação do documento.

Notícias relacionadas

A secretaria não contestou o prazo curto da consulta pública, principal queixa das prestadoras de telecomunicações. A consulta pública recebeu, ao todo, 97 contribuições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!