O diretor da Acel, Antônio dos Santos, disse que algumas empresas celulares estão avaliando a possibilidade de pedir à Anatel a alteração do regulamento do serviço móvel celular em relação ao prazo de validade dos cartões pré-pagos. Atualmente, após 90 dias sem inserir novos créditos no aparelho, o usuário é avisado e o serviço é desligado 30 dias depois disto. Segundo Santos, estas empresas acreditam que se houvesse um prazo maior para este desligamento, "pelo menos" as empresas faturariam com a interconexão durante uma período mais longo. De acordo com estatísticas disponíveis na Acel, é cada vez menor o tráfego origindado dos telefones pré-pagos. Há empresas em que o tempo médio de chamadas originadas é de apenas 10 minutos mensais. Até agora a associação não tomou uma posição sobre o assunto, nem definiu qual seria o novo prazo ideal para este desligamento, mas pretende discutí-lo nos próximos dias para encaminhar alguma proposta para a Anatel. Uma outra questão que a Acel quer ver resolvida brevemente é a questão da cobrança do Fistel sobre os celulares. O assunto já foi tratado tanto com a Anatel quanto com o Ministério das comunicações, onde houve uma boa receptividde ao pleito, segundo Santos.
Pré-pagos