OUTROS DESTAQUES
Banda larga
Oi testará "Fiber to the node" no Rio de Janeiro
terça-feira, 03 de julho de 2007 , 12h49 | POR FERNANDO PAIVA

O grupo Oi (antiga Telemar) testará em breve a tecnologia ?Fiber to the node? (FTTN) em alguns bairros da zona sul do Rio de Janeiro. Essa tecnologia consiste em levar cabos de fibra óptica para determinadas vizinhanças, aproximando-os das residências dos clientes. A última milha continua sendo feita via cabo de cobre, mas ao reduzir a distância entre a casa e a fibra óptica, é possível aumentar sensivelmente a velocidade de transmissão de dados.
A Telemar quer testar a FTTN como alternativa para aumentar a velocidade de seu serviço de banda larga, o que lhe ajudaria a prover IPTV. O objetivo é levar a fibra para uma distância de até 500 metros das residências dos clientes e, assim, garantir uma velocidade em torno de 8 Mbps, o que seria mais que suficiente para IPTV.

FTTH

Por ainda utilizar o fio de cobre como última milha, a tecnologia FTTN é mais barata que a ?Fiber to the home? (FTTH), que leva fibra até a casa do cliente. Nos EUA, a Verizon lançou FTTH e vende pacotes cujas velocidades de download variam de 5 a 30 Mbps. No upload, o máximo oferecido é 5 Mbps. O pacote por 15 Mbps para download e 2 Mbps para upload custa US$ 49,99/mês.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro independente de debate e reflexão sobre políticas setoriais dos setores de telecomunicações e Internet. Organizado há 17 edições pela TELETIME e pelo Centro de Estudos de Políticas de Comunicações da Universidade de Brasília (CCOM/UnB), o evento congrega reguladores, formuladores de políticas, acadêmicos, empresas e analistas para um debate aberto sobre os temas mais relevantes e que serão referência ao longo do ano. Em 2018, estão em discussão uma agenda possível para o setor, o impacto do cenário eleitoral sobre as telecomunicações, a atuação  do Congresso Nacional sobre as políticas do setor de telecomunicações e Internet e as referências regulatórias internacionais.

20 de Fevereiro
Auditório Finatec, DF, Brasil
EVENTOS

Principal encontro independente de debate e reflexão sobre políticas setoriais dos setores de telecomunicações e Internet

20 de Fevereiro
Auditório Finatec, DF, Brasil
Top