Barbacena (MG) terá banda larga nas escolas públicas

Depois de Ouro Preto e Tiradentes, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) prepara a instalação de uma rede de banda larga nas escolas municipais de outra cidade mineira, Barbacena. O projeto conta com a parceira da prefeitura municipal, da RNP (Rede Nacional de Pesquisa) e do Ministério das Comunicações que destinou R$ 2,38 milhões para a execução do projeto em Tiradentes e Barbacena. Parte desse recurso já foi consumido pela rede de Tiradentes, que está em fase de expansão. Em Barbacena serão conectados em torno de 70 pontos que inclui todas as escolas municipais, a delegacia, a biblioteca e alguns outros prédios públicos.
Na segunda quinzena deste mês será lançado edital para a compra dos equipamentos de rede. Segundo o Profº Américo Bernardes será adotada uma solução híbrida em que o sinal chega à cidade por WiMAX e, depois, é distribuído para as escolas e os demais prédios públicos com a tecnologia Wirelles Mesh, em que cada ponto de acesso se torna um nó da rede. ?Pela topografia da cidade, essa é a melhor opção?. Depois de definido o fornecedor dos equipamentos de rede, o próximo passo é conseguir o link de banda larga. Em Tiradentes, a UFOP conta com a parceira da Oi. Ouro Preto usa o link da RNP.
Paralelamente ao processo de instalação da rede, a UFOP promove cursos de capacitação de professores e de formação de multiplicadores. Já foram capacitados 100 professores da rede municipal, e serão preparados mais 600. ?A estrutura física da rede é a parte mais fácil desse tipo de projeto. Os dois grandes desafios são a sustentabilidade e o uso que as pessoas poderão fazer dela?, afirma Bernardes. A capital Belo Horizonte também tem um projeto desse tipo, um pouco mais antigo, implantado pela Prodabel ? empresa pública de TI, vinculada à prefeitura.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!