OUTROS DESTAQUES
Internet
Processo da ADC 51 está pronto, mas nova audiência ainda não foi marcada pelo STF
quinta-feira, 03 de Maio de 2018 , 17h28

O processo no Supremo Tribunal Federal da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 51, que trata da jurisdição e aplicação da legislação brasileira no acesso a conteúdo privado na Internet armazenado fora do Brasil, está pronto, mas uma nova audiência continua sem data marcada. A ação foi ajuizada no final de novembro do ano passado pela Federação das Associações das Empresas de Tecnologia da Informação, a Assespro Nacional, que afirma que ainda está esperando o parecer do ministro relator do STF, Gilmar Mendes.

A julgar pelo acompanhamento do andamento do processo, também não foi formalizado ainda um pedido de entrada do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) como amicus curiae (amigo da Corte) para acompanhar a ADC 51. O último despacho é datado de 3 de abril, quando Gilmar Mendes aceitou o ingresso do Yahoo e do Instituto de Referência em Internet e Socieade (Iris) como amicus curiae.

O pleito da Assespro na ADC é que se reconheça a constitucionalidade da aplicação generalizada do acordo de assistência judiciário-penal entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, o Mutual Legal Assistance Treaty (MLAT), como mecanismo complementar ao artigo 11 do Marco Civil da Internet. O posicionamento do Ministério Público Federal e do Ministério da Justiça é de ser contra essa aplicação.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

O Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor de telecomunicações, discutirá em 2018 os rumos da indústria depois do ciclo de sucesso completado com os 20 anos da privatização do sistema estatal de telecomunicações. A realidade da Internet das Coisas, a chegada da tecnologia de 5G, a necessidade um ambiente mais flexível e dinâmico para os investimentos essenciais a esta nossa etapa e um modelo preparado para o futuro são alguns dos desafios em debate, com presença dos presidentes das principais empresas prestadoras de serviços e provedoras de tecnologias, além de autoridades, reguladores e especialistas.
Em sua edição de número 62, o Painel TELEBRASIL 2018 ganha um dia a mais de debates, com mais espaço e oportunidades para a troca de informações, relacionamento e atualização, tanto para profissionais da indústria quanto para reguladores e formuladores de políticas, que têm acesso gratuito ao evento (mediante inscrição prévia). É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas neste novo ciclo.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
EVENTOS

Evento oficial da Associação Brasileira de Empresas de Telecomunicações, o Painel TELEBRASIL, mais tradicional encontro de posicionamento do setor. É o espaço em que as principais lideranças da indústria marcam posição em relação a estratégias, tecnologias e políticas públicas.

22 de Maio a 24 de Maio
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top