Justiça nega suspensão de liminar que bloqueia acordo da Telebras com ViaSat

A juíza federal da 1ª Vara Federal de Manaus, Jaiza Maria Pinto Fraxe, manteve liminar suspendendo contrato da Telebras com a ViaSat. A decisão, publicada nesta quinta, 3, nega o pedido das empresas de suspender a ação movida pela empresa amazonense Via Direta e também determina que seja apresentado em juízo a cópia do documento do acordo sem trechos censurados, além de "procedimentos que antecederam a assinatura do contrato". Segundo ela, o ato da Telebras "equivale a uma privatização indireta, sem autorização do Congresso Nacional". Um último pedido de suspensão da liminar aguarda decisão da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia. Esta é, por sinal, a grande esperança da Telebras para reverter o quadro judicial em que se encontra, já que nas instâncias inferiores todos os pedidos para derrubar a liminar foram negados.

Telebras e Viasat (representada no Brasil pela Exede Serviços de Comunicações Rio LTDA) apresentaram pedidos de reconsideração da decisão, alegando "graves prejuízos financeiros" com o atraso do início da operação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) e que se estenderiam para os programas governamentais Internet para Todos, Gesac e Educação Conectada. Afirmaram ainda que o contrato não traz ameaça à soberania nacional, já que a capacidade da banda X não fez parte da negociação e continua dedicada às Forças Armadas.

Porém, a magistrada entende que não há razão para revogar a liminar que suspendeu a operação. "Persistem claramente as dúvidas sobre as condições em que se elaborou o contrato de parceria entre as requeridas, situação revelada pela ausência, até a presente fase processual, dos devidos esclarecimentos fático-jurídicos de tudo o que foi exposto na decisão agravada", declara na decisão.

Notícias relacionadas

Ela considera que não foi atendida a determinação de entregar em juízo o contrato. Isso porque o documento trouxe trechos sensíveis ocultados com tarja preta, como a proporção do compartilhamento de receita e o total da capacidade dedicado à Viasat. A magistrada diz que não há justificativa plausível para censurar informações consideradas pela juíza como "preciosas" e de "inquestionável interesse público", uma vez que não há sigilo para a Justiça e nem para as partes demandantes. "Não pode a ré Telebras, enquanto empresa pública, em nome do alegado sigilo comercial, esconder sua forma de se relacionar com parceiros privados, principalmente quando essa atividade envolve vultuosos gastos públicos e tudo se encontra judicializado sob a tese de suspeita exatamente na forma da contratação." Ela dá um prazo de cinco dias para que o contrato original, sem qualquer invisibilidade e com assinatura e rubricas de representantes das empresas em todas as páginas, seja apresentado. Sobre o documento apresentado com trechos ocultados, a Telebras, em nota, diz que o fez para defender seus interesses comerciais e que ao TCU foi apresentada uma versão limpa, assim como oferecida essa possibilidade à juiza, mas sem que o documento ficasse disponível no processo.

Sem prejuízos a programas do governo

Jaiza Maria Pinto Fraxe justifica assim não acolher o argumento que a suspensão do contrato traz prejuízos financeiros ou responsabiliza a Justiça Federal pelo eventual atraso nos programas governamentais. Diz não ter sido responsável pelo contrato "negociado em condições ainda não esclarecidas nos autos, sob o regime de monopólio com empresa estrangeira, à míngua de norma constitucional e legal autorizadora".

Lembra que a Telebras informa na contestação que dedicará parte da capacidade do satélite e prestará diretamente (sem participação da ViaSat) o serviço para atender aos programas. E que assim, a empresa está livre para vender capacidade satelital para todos os órgãos do governo, sem qualquer impacto nas iniciativas do governo. "O que está suspenso nos presentes autos é apenas o contrato de parceria. Tudo o mais, se não realizado, é por inciativa de inércia da ré Telebras." E ressalta que é necessário preservar "bens maiores" como a lisura da ação administrativa e a defesa da soberania.

Mudança de nome

A juíza também chama atenção para  a representação da companhia norte-americana no Brasil. Ela diz que a Exede Rio mudou a denominação para ViaSat Brasil, tendo autorização da Anatel para funcionar apenas um mês antes do contrato. Diz não terem ficado claras as razões para o "desaparecimento" do nome Exede Rio no bojo do contrato e o "surgimento de denominações que não constaram na qualificação do instrumento". Assim, pede explicações suplementares sobre isso, mas autoriza o ingresso da Exede/ViaSat Brasil como assistente litisconsorcial [interessado no processo] simples. Diz também que o valor do acordo "ainda precisa ser cuidadosamente aferido ao longo da instrução, mas estima-se que envolveu gastos de 3 ou 4 bilhões de reais, segundo o próprio Governo Federal". Deferiu ainda pedido para que o Ministério Público Federal atue como custos legis (fiscal da Lei) "sobre o que considerar pertinente, à vista do interesse público que sobressai na presente lide".

Sem antecipação

Na decisão, a juíza Fraxe adiou apreciação do pedido de autorização de exploração comercial parcial do SGDC na condição pré-contratual de até 15% da capacidade. Ela afirma que a complexidade do assunto recomenda esperar o pronunciamento do STF sobre o pedido de suspensão da liminar. Apenas depois da manifestação do Supremo e com todas as contestações é que ela apreciará o pedido de antecipação de tutela.

Inclusive, o início do fornecimento de capacidade do SGDC em duas escolas municipais na cidade de Pacaraima (RO) pode ser configurado como desobediência. Caso a ViaSat esteja operando, a multa será no valor de R$ 100 mil por dia. A juíza pede esclarecimentos no prazo de dez dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!