Anatel não se opõe à decisão do TCU sobre o Fistel

Ex-presidente da Anatel, Juarez Quadros. Foto: Bruno do Amaral

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, não vê problema de que os saldos do Fistel sejam utilizados pela União par as suas necessidades fiscais, desde que a Anatel esteja contemplada com os recursos necessários ao seu funcionamento. Ele fez a afirmação ao comentar a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) desta quarta,2, que autorizou que o saldo remanescente do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações  (Fistel) seja usado pelo Tesouro Nacional para cumpri a meta de investimentos. Quadros lembra que a Lei do Fistel não impede a aplicação de recursos em outras destinações, desde que os recursos da Anatel estejam assegurados.

Quadros informou ainda que em 2018 a agência teve seus pleitos orçamentários atendidos e que, em 2019, o valor necessário ficará abaixo dos R$ 205 milhões solicitados para este ano.

Na quarta-feira, 2, o plenário do TCU decidiu que o saldo remanescente do fundo é de livre utilização pelo Tesouro Nacional. A decisão foi em resposta a uma consulta do ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão sobre a possibilidade de utilização do superávit financeiro do Fistel.

Notícias relacionadas

No entanto, algumas regras devem ser seguidas. A primeira delas é que esteja garantida a operação normal da Anatel e que estejam assegurados os repasses do Fistel a três fundos: de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), Nacional de Cultura (FNC) e Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O Tribunal entende que o superávit financeiro do Fistel é de livre disposição pelo Tesouro Nacional, conforme estabelecido em lei (art. 3º da Lei 5.070/1966). "No entanto, tendo em vista o disposto no art. 49 da Lei 9.472/1997, essa desvinculação para o Tesouro Nacional é residual, ou seja, pode ocorrer apenas se as necessidades plurianuais da Anatel estiverem devidamente garantidas pela arrecadação corrente do fundo", analisou em seu voto o relator do processo no TCU, ministro Vital do Rêgo. (com assessoria de imprensa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!