OUTROS DESTAQUES
Serviços móveis
Vivo pede à Anatel para fazer roaming CDMA em Minas e Nordeste
segunda-feira, 03 de maio de 2004 , 14h40 | POR LUIZ MOURA

A Vivo entrou com um pedido junto à Anatel para poder oferecer roaming digital, em CDMA, a seus clientes que viajarem aos Estados de Minas Gerais (área 4) e Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí (área 10). A empresa pretende usar o direito que já tem de fazer roaming na banda A, no sistema analógico (AMPS), porém com o CDMA. Para tanto, está disposta a arcar com a instalação de um overlay no padrão digital nessas áreas, que são as únicas do País onde, por enquanto, não tem operação própria.
O plano da direção da Vivo é firmar acordos de roaming com a Telemig Celular e com a TIM – licenciadas na banda A nas áreas 4 e 10, respectivamente – tão logo obtenha o sinal verde da Anatel. Sabe-se, no entanto, que a operadora dos grupos Portugal Telecom e Telefônica vem negociando a instalação do overlay pelo menos com a Telemig Celular, e até já tomou preços junto a fornecedores para construir sua rede de apoio em Minas.
A Anatel exige que as operadoras da banda A reservem uma faixa de suas radiofreqüências, em 850 MHz, para operações em AMPS, para os usuários que ainda têm terminais neste padrão analógico e também para garantir roaming a visitantes tanto do padrão TDMA quanto CDMA. O projeto da Vivo é conciliar nessa mesma faixa o CDMA e o AMPS, cuja utilização diminuiu bastante nos últimos anos a partir da substituição dos handsets analógicos pelos digitais.
Além desse pedido, feito há cerca de um mês, a Vivo também aguarda da Anatel análise de outro pleito seu, para a retomada e licitação de faixas em 850 MHz que ficarem ociosas por conta da migração de redes TDMA para o GSM. Essa seria a única forma de a operadora entrar em Minas e nos seis Estados do Nordeste – de Alagoas ao Piauí – com uma nova licença, uma vez que o leilão previsto para essas áreas será na faixa de 1,8 GHz, em que não compensa operar no sistema CDMA.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS
[events_list country="pt-br" date_format="F" limit="1" category="18346"]
#_EVENTEXCERPT
#j de #F #@_{ \a j \d\e F }
#_LOCATIONNAME, #_LOCATIONSTATE, #_LOCATIONCOUNTRY
[/events_list]
Top